Meditação, o coração do Yoga

Por Joseph Le Page* via Yoga Integrativa

Meditação é tanto o objetivo final como o meio para chegar lá. É uma técnica e é um estado de ser. É uma jornada e também o destino como o significado de nossas vidas.

Ilustração: Sergio Rezer

Quando aprendemos meditação, o enfoque naturalmente são as técnicas: como é que eu vou meditar? Ao longo da prática, reconhecemos que a meditação não é algo que adicionamos ao nosso ser, mas é a experiência de nossa verdadeira natureza, que está sempre presente, à espera de ser descoberta.

Assim, a meditação é a natureza da vida e a essência do que chamamos realidade. Em vez de ser uma experiência que nos afasta da realidade mundana, a meditação é, na verdade, o desenvolvimento da objetividade em que passamos a ver a nós mesmos e ao mundo exatamente como são.

Essa objetividade envolve a remoção dos condicionamentos que nos impedem de ver a vida como ela é. Portanto, é um processo gradual de ver e remover os filtros coloridos da crença condicionada e limitante, que se interpõem entre nós e o mundo tal como ele é.

O processo de remover esses filtros pode ser chamado de prática de meditação e a experiência de viver no mundo livre de condicionamento e das dores relacionadas a ele seria o fruto da meditação.Quando falamos de meditação como o reconhecimento de nosso ser real, isto nos leva para o tema de espiritualidade que poderia criar visualizações de imagens de santos e pessoas em busca de perfeição.

No final da jornada, essa perfeição poderia de fato acontecer, mas no início da jornada é importante enxergar a espiritualidade em termos bem práticos, como a remoção de todos os hábitos, pensamentos, emoções e crenças que causam dor e limitação de um lado.

De outro lado, a cultivação de todos os hábitos, pensamentos, emoções e crenças que cultivam felicidade, paz, harmonia, gratidão e apreciação da experiência da vida. Cultivamos essas qualidades positivas e evitamos os condicionamentos negativos em todos os níveis de nosso ser.

O essencial é definir os seus objetivos na meditação em todos os níveis do ser.

Exercício: Qual é o estado atual dos seus cinco corpos? Quais corpos estão precisando de mais atenção? Que métodos você poderia implementar para equilibrar esses aspetos do seu ser?

*O professor Joseph Le Page, americano radicado no Brasil, co-criador do Centro de Yoga Montanha Encantada, um dos maiores centros de Yoga da América Latina, localizado na cidade de Garopaba, Santa Catarina. Para saber mais sobre ele entre aqui.

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?