Lendo agora
Meditação do sorriso interno

Meditação do sorriso interno

Ana Cristina Koda

Por Ana Cristina Koda*

Esta meditação é inspirada em algumas práticas orientais, que prezam muito o relaxamento, alegria e bem-estar dos nossos órgãos internos. Respiramos, digerimos, excretamos sem sequer lembrarmos tudo o que está envolvido neste processo. Esta meditação é um momento de conexão com o nosso corpo, em agradecimento e alegria. E o seu corpo irá agradecer com mais saúde e disposição.

Com o tempo, se fizer com bastante atenção, perceberá como os órgãos irão se comunicar com você, e poderá até sentir quais estão mais fortes ou debilitados.

Saúde é vida! Boa prática!

Postura
Esta meditação pode ser feita sentada ou deitada. Sentada de pernas cruzadas ou em cadeira, com os pés bem apoiados no chão. Lembre-se de estar numa posição estável e relaxada. Apenas atenção com a coluna ereta.

Estabilização da mente
Comece colocando atenção apenas no ar que entra e sai pelas narinas. Coloque atenção no movimento das narinas, na temperatura do ar que entra e que sai, ou sinta este passando por um ponto entre as sombrancelhas. Pode ainda colocar a mão na barriga e acompanhar o movimento do ar que entra e sai através desta região. Faça esta prática por pelo menos 5 min. Lembre-se de não resistir a pensamentos, reações físicas ou emoções. Apenas observe, sem julgar e retome a atenção para a respiração.

Preliminares
Coloque um leve sorriso nos lábios e uma intenção positiva na prática.

Prática
1.Inspire uma luz violeta, visualize e sinta esta se espalhar por todo o seu corpo.

2. Brevemente, coloque a atenção nos órgãos e se quiser fale mentalmente: meus queridos olhos, ouvidos, boca, nariz, cérebro, faringe, laringe, agradeço amorosamente o seu trabalho. Inspire uma luz branca visualizando que ela banha estes órgãos. Enquanto esta luz se espalha, sorria sentindo-se grato e emane amor aos órgãos.

3. Continue: meu querido coração, pulmão, esôfago, estômago, intestinos, reto, fígado, baço, rins e útero (se for mulher) agradeço amorosamente o seu trabalho. Inspire uma luz branca visualizando que ela banha estes órgãos. Enquanto esta luz se espalha, sorria sentindo-se grato e emane amor aos órgãos.

4. Continue: minhas queridas glândulas endócrinas, pineal, tiróide, timo, hipófise, pâncreas, suprarrenal, ovários (ou testículos) agradeço amorosamente o seu trabalho. Inspire uma luz branca visualizando que ela banha estes órgãos. Enquanto esta luz se espalha, sorria sentindo-se grato e emane amor aos órgãos.

5. Continue: meu querido esqueleto, minha pele, músculos e nervos agradeço amorosamente o seu trabalho. Inspire uma luz branca visualizando que ela banha estes órgãos. Enquanto esta luz se espalha, sorria sentindo-se grato e emane amor aos órgãos.

6. Continue: minhas queridas veias e sangue, agradeço amorosamente o seu trabalho. Inspire uma luz branca visualizando que esta percorre toda a circulação sanguínea, fortalecendo e desobstruindo as veias e purificando o sangue. Enquanto esta luz se espalha, sorria sentindo-se grato e emane amor.

7. Finalizando, respire uma luz amarelo dourado em todo o corpo, sentindo sua regeneração total e completa.

8. Una as mãos em oração no centro do peito, agradeça e dedique a energia positiva gerada pela prática ao benefício de todos os seres.

Caso tenha tempo pode fazer para cada um dos órgãos, agradecendo a sua função específica. Também pode fazer esta meditação no caso de algum problema de saúde. Por exemplo, se tiver problemas de coração visualize mais detalhadamente o órgão, agradeça sua função de bombear sangue pelo corpo todo. Pulse e brinque com as batidas do seu coração em alegria e gratidão, sinta o forte e restabelecido.

Pode também respirar uma luz verde esmeralda nos órgãos com problemas.

*Após mais de 20 anos no caminho do autoconhecimento e da espiritualidade, Ana Cristina resolveu compartilhar suas visões e experiências pessoais, frutos das práticas de meditação, através de seus artigos. Seus muitos anos como profissional das áreas de marketing e comunicação são a base desta sua vontade de se comunicar, agora, com um propósito maior.

O Vamos Meditar concretiza este sonho, que está se realizando e que dedica a todos os seres. Também dá aulas particulares de meditação e atende com terapias integrativas para quem quer seguir o caminho do autoconhecimento e da espiritualidade.

Contato pelo email: [email protected]

Vá para cima