Meditação das 12 pontes

Por Ana Cristina Koda*

Esta meditação foi concebida para construirmos pontes para uma nova vida, um novo jeito de ser, mais corajoso e, ao mesmo tempo, harmonioso e pacífico. Isso significa fazer novas escolhas e admitir que temos crenças, pensamentos e atitudes que queremos mudar. São 12 as pontes sugeridas nesta meditação:

1.Do julgamento para o discernimento
2.Da tolerância para a aceitação
3.Da punição para a correção
4.Da fé cega para a confiança divina
5.Do sofrimento para a cura
6.Da expectativa para a surpresa
7.Do egoismo para o altruismo
8.Da idealização para a ação
9.Do apego para a liberdade
10.Da separação para a integração
11.Do pensamento para a presença
12.Do medo para o amor

Você pode incluir novas pontes e/ou praticar apenas com as pontes que acha mais relevantes no seu momento atual.

Está pronto para construir pontes em direção a uma nova vida?

Postura
Esta meditação pode ser feita sentada ou deitada. Sentada de pernas cruzadas ou em cadeira, com os pés bem apoiados no chão. Lembre-se de estar numa posição estável e relaxada. Apenas atenção com a coluna ereta.

Estabilização da mente
Comece colocando atenção apenas no ar que entra e sai pelas narinas. Coloque atenção no movimento das narinas, na temperatura do ar que entra e que sai, ou sinta este passando por um ponto entre as sombrancelhas. Pode ainda colocar a mão na barriga e acompanhar o movimento do ar que entra e sai através desta região. Faça esta prática por pelo menos 5 min. Lembre-se de não resistir a pensamentos, reações físicas ou emoções. Apenas observe, sem julgar e retome a atenção para a respiração.

Preliminares
Coloque um leve sorriso nos lábios e uma intenção positiva na prática.

Prática
1.Mentalmente diga: a partir de agora, eu escolho construir uma ponte do julgamento para o discernimento. Desta forma, libero do meu sistema toda e qualquer informação que seja um obstáculo para que eu sempre escolha o discernimento na minha vida. Inspire uma luz violeta e lembre-se de momentos que optou por julgar pessoas e situações, movido pelas suas emoções, sentimentos ou experiências passadas, ao invés de usar a empatia e discernir racionalmente a situação. Ao expirar, visualize soltando uma fumaça escura, jogando estas imagens para fora junto. Inspire e expire uma luz branca. Tome o tempo que precisar inspirando luz branca até sentir que não existe mais oposição interna.

2.Faça o mesmo procedimento com todas as 12 pontes ou, se estiver com pouco tempo, faça apenas com a ponte que estiver precisando mais, no seu momento de vida.

3.Finalize inspirando e expirando uma luz dourada e mentalizando “eu construo as pontes para uma nova vida com novas escolhas” de 3 a 5 vezes.

4.Una as mãos em oração no centro do peito, agradeça e dedique a energia positiva gerada pela prática ao benefício de todos os seres.

Após mais de 20 anos no caminho do autoconhecimento e da espiritualidade, resolveu compartilhar suas visões e experiências pessoais, frutos das práticas de meditação, através de seus artigos. Seus muitos anos como profissional das áreas de marketing e comunicação são a base desta sua vontade de se comunicar, agora, com um propósito maior.
Vamos Meditar concretiza este sonho, que está se realizando e que dedica a todos os seres. Também dá aulas particulares de meditação e atende com terapias integrativas para quem quer seguir o caminho do autoconhecimento e da espiritualidade.
Contato pelo email: [email protected]

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?