Lendo agora
Medicina alternativa? Medicina Integrativa?

Medicina alternativa? Medicina Integrativa?

Nowmastê

Por Patrícia Savoi *

Patrícia Savoi

Como começar a explicar minha jornada pelo mundo Ayurveda?

Sou Médica Nutróloga; escolhi esta especialidade, pois, sempre acreditei na medicina preventiva e na nutrição como ferramentas para garantir uma boa saúde. Em 2015, descobri a existência do Chopra Center através da Renata de Abreu. Então, me encantei com os cursos, vi o quanto poderia ser agregado na medicina que eu conheço e como poderia ajudar ainda mais aqueles que me procuram no consultório.

Então, em abril de 2015, vim para o Chopra Center, na cidade de Carlsbad, Califórnia, para uma semana de completa imersão Ayurvédica, onde tive meu primeiro contato com a meditação e passamos 7 dias estudando sobre como praticá-la, diversos métodos e todos os seus benefícios (já comprovados pela medicina ocidental) para a nossa saúde: desde benefícios na concentração, controle da pressão arterial, doenças cardíacas, ansiedade, depressão, entre outras diversas patologias; depois retornei em agosto/2015 para um curso de 4 dias voltado para a área médica, onde foram discutidos diversos tópicos em nutrição, fitoterapia e as doenças atuais-tivemos, novamente, a presença do próprio Deepak Chopra e do renomado médico do IFM-Institute of Functional Medicine, Dr. Marc David.

The Chopra Center

E em janeiro de 2016, mais uma vez, eu vim para uma semana de intensos estudos na medicina Ayurvédica. Uma semana onde passamos por uma detoxificação interna e externa, através de uma alimentação bem planejada, ingestão de fibras e fitoterápicos acompanhadas por meditação, yoga e tratamentos ayurvédicos, diariamente. Afinal, ao aplicar a Ayurveda na nossa vida tentamos buscar o equilíbrio entre corpo, mente e alma.

Acordava as 6 horas, praticava yoga ou uma caminhada matinal de 40 minutos, meditação (Primordial Sound Meditation- onde cada um tem seu mantra) por 30 minutos e depois tinha o café da manhã, baseado em frutas assadas, granola sem glúten e mingau de aveia ou quinoa integral, acompanhados por diversos chás. Em seguida, aula sobre os princípios da medicina ayuverda: Doshas, rotinas diárias, clicos das estaçoes, alimentaçãoo; cada dia um tema. Uma vez por dia, tínhamos tratamentos ayurvédicos como massagens com óleoterapia, aromaterapia, entre outros como Ghandarva, Shiro-abhyanganasya, Srota, Marmaterapia, Um melhor que o outro! Sensacional é a palavra para descrever cada um dos tratamentos.

O almoço também era baseado na culinária Ayurveda, arroz, vegetais assados, lentilha, grão de bico, sopas; sempre com manteiga ghee e temperos a disposição. À tarde era regada com estudos, discussões, aulas; sempre fechando o dia com meditação e yoga. O jantar era por nossa conta, mas a semana toda, mantive no meu prato os princípios da Ayurveda e vim seguindo a linha por toda a semana. O desinchaço é visível, as alterações na digestão, na disposição e na mente são perceptíveis ao final de apenas uma semana.

Hoje, retorno mais leve de corpo e alma; já a mente, mais relaxada e cheia de idéias!! E animadíssima para dividir meus conhecimentos por aí…por isso no Instagram compartilho um pouco da rotina e dos novos aprendizados que adquiri! Estou à disposição para quem gostar do assunto e quiser um bate papo!!

Namastê.

Patricia Galvão
*Patrícia Savoi P.G. Canineu é sócia- Diretora da Enviva Consultoria em Saúde e Nutrição, Médica Nutróloga com Título de Nutrologia pela CFM/AMB/ABRAN, Pós Graduada em Nutrologia pelo GANEP Especializada em Terapia Nutricional e Nutrição Clínica pelo GANEP, agora em formação Ayuverda pelo Chopra Center.

E-mail: [email protected]

Vá para cima