Lendo agora
Lasanha Vegetariana – Por Jana Favato

Lasanha Vegetariana – Por Jana Favato

Nowmastê

lasanha Jana Favato

A lasanha vegetariana é um alimento substancioso, e o sabor pode ser bem melhor do que a aparência. O segredo é tomar alguns cuidados, por exemplo, seguir uma receita boa, como essa.

. 3 colheres (sopa) de azeite de oliva

. 1 berinjela cortada em rodelas de 1cm

. 1 abobrinha grande fatiada

. 250g de bolas de muçarela de búfala escorridos

. 8-10 folhas de massa seca para lasanha

. 2 colheres (sopa) de queijo parmesão vegetariano ralado

Para o molho de queijo

. 30g de manteiga

. 30g de farinha de trigo

. 550ml de leite orgânico

. 100g de queijo gruyere ralado

. Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Para o molho de tomate

. 1-2 colheres (sopa) de azeite de oliva

. 1 cebola fatiada fino

. 2 dentes de alho picados fino

. 1 colher (sopa) de extrato de tomate

. 1 lata (400g) de tomate pelado

. 150g de tomate-cereja cortado ao meio

. 1 colher (chá) de açúcar

. 2 colheres (sopa) de manjericão picado

Preaqueça o forno a 200ºC. Numa frigideira grande, aqueça 1 colher (sopa) de azeite em fogo alto e frite as fatias de berinjela, numa só camada, até que estejam douradas dos dois lados. Repita com as fatias restantes e as fatias de abobrinha, adicionando mais azeite conforme precisar.

Para o molho de tomate, aqueça o azeite e frite a cebola até que estjea macia, mas não corada. Junte o alho e frite por mais 1 minuto. Adicione o extrato e os outros dois tipos de tomate, o açúcar, sal e pimenta a gosto. Mexa e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos, até o molho ficar mais encorpado. Acrescente o manjericão e deixe amornar um pouco.

Para o molho de queijo, cozinhe a manteiga e a farinha de trigo numa panela por 2 minutos, mexendo. Junte o leite aos poucos, misturando. Quando ferver, abaixe bem o fogo e cozinhe por 3-4 miutos, mexendo sempre, até engrossar e cobrir as costas de uma colher de metal. Retire do fogo, acrescente o queijo gruyere ralado, sal e pimenta e misture bem.

Numa fôrma refratária de 20cm x 30cm, espalhe a metade do molho de tomate. Arrume metade da berinjela e da abobrinha e, sobre estas, distribua metade da muçarela rasgada. Cubra com metade das folhas da massa e repita todas as camadas. Sobre a última camada, que será de massa, despeje o molho de queijo e polvilhe o queijo parmesão. Asse por 30 minutos, até a lasanha ficar borbulhante e dourada. Serve 4.

Esse movimento do bem pode e deve crescer!
Foi pensando nisso que em 07 de dezembro de 2014, Jana Favato do site Alimento e Você iniciou o Desafio Meat Free Monday – Segunda Sem Carne no Brasil.

Jana Favato

Para conferir as outras 5 receitas da semana, acesse:

http://www.alimentoevoce.com.br/2015/08/semana-38-desafio-mfm-brasil-week-38.html

Veja comentários

Deixe uma resposta

Vá para cima