Kundalini yoga e a expansão da consciência

Por Patricia Lemos*
Abri a janela do quarto e um vento gostoso percorreu o ambiente. Um mantra suave me inspira e traz a certeza de que devo colocar pensamentos no papel. Neste momento, não tenho dúvidas ou medo. Estou cem por cento no momento presente e aqui não existe razão para insegurança. Este instante é a única certeza que tenho na vida! Posso sentir o vento frio em cada poro, e o som do mantra entrando nos meus ouvidos.
 
Sinto-me feliz por de ter feito uma descoberta simples, mas extremamente poderosa, que é a consciência da minha própria respiração. Sempre fui ansiosa, falante, estava literalmente dormindo num padrão de comportamento ruim que não me trazia paz, não me permitia ouvir o que o outro tem a dizer, cultivando hábitos não saudáveis. Vivia na completa falta de auto-observação. Após uma longa caminhada de procura finalmente encontrei o meu remédio, Kundalini Yoga!
 
Acredito que as pessoas possuem e agem em níveis diferentes de consciência. Muitas precisam de experiências difíceis e puxões de orelha, e este foi o meu caso. Outras, no entanto, conseguem colocar em prática a sabedoria inerente ao ser humano, batem menos a cabeça para seguir adiante, e escolhem um caminho mais suave para chegar até ela. 
 
Alegro-me por ser um espírito curioso! Se houver um sentimento que não pretendo carregar é a culpa pela negligência de não querer buscar um propósito maior nesta vida. Muitos estão aqui a passeio, mas este não é o meu caso. Sempre quis encontrar sentido nas coisas, me tornar melhor. Jamais desisti da busca do ser integral, corpo, mente e espírito. Sinto-me a prova viva de uma pessoa em pleno processo de expansão da consciência. Mas o que isso quer dizer? 
 
Presumo que um indivíduo neste processo sabe o que significa estar vivo. Está antenado à própria respiração, atos e palavras. Entende o seu papel no mundo, sociedade e natureza. Possui um sentimento de gratidão à vida e compaixão com o próximo que ainda não teve a mesma compreensão sobre as coisas. Um ser em expansão de consciência se esforça para se expressar pelo coração, suprimir o ego e comunicar em sua totalidade. 
 
É o guerreiro que acabou de acordar de um sono profundo e quer se posicionar para a luta. Encara o embate de forma honrada. Vê na dificuldade a oportunidade de aprimoramento e refinamento do próprio espírito. 
 
A técnica do Kundalini Yoga é vigorosa e os seus efeitos são rápidos. Ela nos dá forças para enfrentar dificuldades do cotidiano com sabedoria e elegância. Nesta modalidade usamos o corpo para dar um condicionamento diferente à mente. A prática ajuda a vencer medos e nos mostra que somos maiores que as nossas dores.
 
Expresso aqui minha profunda reverência aos gurus, mestres e amigos que me auxiliam a avançar nesta caminhada. A Yogi Bhajan, toda minha devoção por ter disponibilizado a tecnologia do Kundalini Yoga ao Ocidente.
 
Esta prática é bastante forte e na minha existência chegou como um calmante. A cada dia me sinto mais focada e tranquila. Ganhei expansão respiratória e consequentemente maior conhecimento do corpo e emoções. Este aprendizado conduz a interiorização e nos dá a 
capacidade de fazer nossa própria auto-cura. Kundalini Yoga ensina a tornarmos professores de nós mesmos.
unnamed-3
*Patricia Lemos é jornalista e professora de Kundalini Yoga em Brasilia.

3 Comentários

  1. Bernadete Tibeiro diz:

    Parabéns, prima querida, pelo maravilhoso artigo que, espero e desejo, seja o primeiro de muitos outros que certamente virão. Estou verdadeiramente muito orgulhosa de você, mas, principalmente muitíssimo agradecida. Enorme beijo. Namastê!

  2. Sensacional!!! Texto muito interessante!!!

    • A yoga está aflorado muito a minha sensibilidade e estou sentindo necessidade de compartilhar. Encontrei aqui esta oportunidade.Fico feliz que tenha gostado! Obrigada Carolina.

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?