Krama e as metáforas do corpo

Por Nina Castellano*

Krama é um estágio de uma determinada postura, normalmente um estágio anterior à chegada na postura final. É o lugar em que o praticante encontra-se firme e confortável. As kramas são importantes para preparar o aluno para determinado asana sem machucá-lo ou prejudicar o fluxo de energia, que é o objetivo principal do asana. Além de serem importantes para o corpo físico do praticante, as kramas são importantes para que o aluno se sinta motivado e não perca nenhum momento da aula por “não conseguir fazer”. Por exemplo, se a postura final sugerida pelo instrutor for Raja Kapotasana, minha krama pode ser permanecer no Kapotasana, sem forçar a elevação da perna de trás.

As kramas também são um ótimo exemplo de “metáfora do corpo”. Para mim um dos aspectos mais psicologicamente terapêuticos da yoga é a transposição daquilo que é experienciado no corpo físico para aspectos mais gerais da nossa vida. Ao sentir e experimentar no corpo que avançar na postura mais do que você está preparado naquele momento não trará benefícios, podendo até mesmo te lesionar, fica mais fácil compreender e aceitar que as coisas têm seu tempo, não adiantando forçar uma situação que ainda não está na hora de acontecer. Por outro lado, ao experimentar que a persistência e a prática contínua, com a intenção correta, realizam micro-transformações muitas vezes imperceptíveis aos olhos, mas que eventualmente te colocam em um novo lugar, fica mais fácil confiar em si e nos processos, sem a ânsia dos resultados. Quando tomamos consciência do que ocorre em nosso corpo torna-se mais fácil compreendermos, aceitarmos e talvez transformarmos o que ocorre em nossas vidas.

*Graduada em Ciências Sociais e com um Mestrado em Políticas Públicas, encontrou na yoga muitas das respostas que sempre buscou acerca do mundo em que vivemos. Fez sua primeira formação em Vinyasa Flow Yoga em São Paulo e no ano seguinte viajou à Ásia onde deu aulas e realizou uma segunda formação em Hatha Yoga. Dá aulas de yoga em São Paulo e segue aprofundando seus estudos. Atualmente pesquisa técnicas restaurativas de yoga e yoga para crianças e adolescentes.

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?