Lendo agora
Jornada da Alma – por Paramhamsa Hariharananda – 4ª e última Parte

Jornada da Alma – por Paramhamsa Hariharananda – 4ª e última Parte

Nowmastê

Para ler a 3ª Parte, clique aqui.

O que faz a alma no ventre da mãe?

A alma entra no ventre da mãe com suas memórias e impressões passadas. No ventre da mãe, a alma, com suas memórias e impressões, sonha e pensa muito, indo do passado para o futuro. Quando vivem no mundo no corpo, as pessoas passam muito tempo pensando e sonhando. A alma, enquanto no ventre da mãe, passa muito tempo pensando no passado, sonhando com o futuro e planejando muito; esta é a fase de planejamento da jornada da alma. Muitas pessoas não sabem que a alma, juntamente com a mente e a memória, pensa e planeja. Devido a esta habilidade de pensar o feto, no ventre da mãe, também se move e sorri.

A alma é consciente da sua existência?

A alma é consciente de si mesma. Ela possui as três principais qualidades: existência, consciência e bem-aventurança. Já que a alma existe por si só, ela não precisa de nenhuma outra justificativa. A alma é consciente de si mesma, mas também ajuda outros elementos a serem conscientes de si mesmos; assim como uma vela ilumina a si mesma ela também torna a sua redondeza visível. A alma existe por si só e é auto-consciente, consciente da sua própria existência, e bem-aventurança. Estas são as três qualidades principais da alma. A partir disso, você pode ver facilmente que a alma conhece a si mesma e não precisa dos outros para isso.

67a24234acaf13ffeb19cce4632a5aa7-1

A alma pode escolher nascer em uma família em particular?

Deve estar muito claro para você que a alma não é nada além do poder de Deus. Assim como Deus é todo poderoso, a alma possui poder, mas não é ainda perfeitamente manifesto. A alma, associando-se com a mente, memória e impressões passadas, pensa em todos os desejos não realizados, em onde ir, e onde terá melhores oportunidades de evolução. Então, a alma, junto com a memória, impressões, desejos não realizados e experiências do passado, vai para uma família onde terá melhores oportunidades para promover o seu jogo. A decisão é tomada pela alma, juntamente com a memória de um lado e do outro, a inteligência cósmica, ou divindade. Os dois juntos tomam a decisão.

Swamiji, a sua resposta fala sobre nascimento e renascimento. Você acredita que para crescer na vida espiritual devemos aceitar isso?

Nascimento e renascimento acontecem em cada respiração. Uma exalação do corpo é a morte. Quem sabe se haverá outra inalação? Quando você inala novamente, outro nascimento acontece a você. Você se torna uma nova pessoa. Nascimento e renascimento, criação, destruição e recriação é um processo contínuo de evolução humana. Se você quer crescer, deve estar consciente da morte da sua respiração em cada exalação e, com o nascimento da sua respiração, em cada inalação. Através disso você crescerá. Nascimento e renascimento acontecem em cada ser vivo, indivíduo, porque cada ser vivo está respirando. Com a respiração você está vivendo e fazendo tantas coisas.

Se você observar todo esse mundo, a multiplicidade na criação tem como causa o nascimento e o renascimento. Não se preocupe com o nascimento e o renascimento exterior. Preocupe-se com o seu nascimento e renascimento espiritual que acontece dentro de você. Você não quer se tornar uma pessoa melhor? Destrua ou livre-se dos seus maus hábitos. Renasça com novos hábitos de forma que haja a morte dos velhos hábitos com o nascimento de novos hábitos; a morte de um ambiente antigo e o nascimento de um novo. O nascimento e renascimento estão acontecendo em cada indivíduo, ao redor de cada indivíduo. Pense mais sobre o nascimento e o renascimento.

Fim do Capítulo Jornada da Alma – trecho do livro “Divine Quest” – generosamente traduzido pelo colega Romulo Nunes.

 
Veja comentários

Deixe uma resposta

Vá para cima