Lendo agora
Jornada da Alma – por Paramhamsa Hariharananda – 1ª Parte

Jornada da Alma – por Paramhamsa Hariharananda – 1ª Parte

Nowmastê

O texto a seguir nos foi cedido por voluntários do Kriya Yoga Institute. Fazem parte do Capítulo Jornada da Alma – trecho do livro “Divine Quest” – generosamente traduzido pelo colega Romulo Nunes.

Paramahamsa Hariharananda, nosso Gurudev, ensinou a incontáveis pessoas, devotos e discípulos, o caminho da espiritualidade em geral e da Kriya Yoga, em particular, durante meio século. O seu conhecimento intuitivo, interpretações metafóricas das escrituras e sua perspectiva na vida prática, tornou-se uma fonte de inspiração para muitos. Ao longo de suas viagens lhe fizeram muitas perguntas, de diferentes campos da vida, e lhe pediram que resolvesse muitos problemas. Ele, em um estilo sem igual, tentou responder a estas perguntas. Os seus ensinamentos são únicos por natureza, a maioria deles com base em aspectos interiores da vida.


Nós reunimos perguntas de devotos e discípulos, feitas em diversos locais e momentos, de forma a levar a uma maior compreensão dos seus ensinamentos. Estas questões podem ser também atuais. As suas respostas são para todos e cruzam as barreiras do tempo.

287b3a47f907f21313e0661bc67436e3

O que é a vida?

Nós não sabemos o que é a vida. Nós estamos vivos. Todos nós possuímos a vida, mas nós não compreendemos realmente o que é a vida. A vida é a energia vibratória de Deus manifesta na criação. A vida é a beleza de Deus vista em cada ser vivo. A vida é a respiração e a respiração é a vida. Cada ser vivo vive devido à respiração;  se não há respiração, não há vida. A vida é uma oportunidade oferecida a cada ser vivo – seja uma planta, animal ou ser humano – de trazer a divindade a seu próprio modo. Ela se manifesta nas plantas na forma de flores e frutos. A vida manifesta-se nos animais com o seu belo jogo. A vida se manifesta nos seres humanos através da experiência da divindade. A vida é um presente de Deus para todos nós. Pessoas inteligentes utilizam o tesouro da vida e fazem suas vidas serem produtivas e benéficas, não apenas para si mesmas, mas também para os outros. A sua beleza está em viver uma vida de consciência em Deus. Deus é a respiração da vida em cada ser vivo. Apenas os seres humanos podem trazer esta beleza para as suas vidas ao transformar suas vidas em paz, amor e alegria.

Você poderia dizer-nos se a vida existe apenas na Terra ou se existe em outros lugares?

Deus é o Criador. Deus não tem forma. Deus é onipresente. A inteligência cósmica de Deus criou este universo. Ele é tão vasto que está além da compreensão da mente humana. Se você olha para o céu, a noite, você verá bilhões de estrelas. Em uma delas temos o nosso sistema solar. O sol é uma estrela e ao redor do sol, existe um planeta chamado Terra, onde nós vivemos. Em muitas outras estrelas existem outros sistemas solares. Existem outras formas de vida em diferentes planos de existência.

Na Terra, nós pensamos que somos a espécie mais desenvolvida de todas. Mas também existem muitas outras estrelas com planetas contendo vida. Existe ainda uma criação muito mais bela, mas nada de ficar preocupado ou curioso com isso.

Ao invés de ficar pensando muito sobre a vida em outras estrelas e planetas, pense na vida dentro de você. Tente desenvolver a sua vida em divina, então, você poderá vivenciar o propósito da criação e da existência de vida em outros lugares.

 

Vá para cima