Jorge Carrano – professor de Yoga

Um pouquinho sobre os professores que nos inspiram. Conheça aqui o Jorge Carrano.

Quem é o Jorge ?

Jorge nasceu em Niterói, é um publicitário formado pela UFF, que trabalhou em agências de publicidade, depois foi gerente de comunicação de uma grande empresa, onde trabalhou por 10 anos. Nos 20 anos seguintes (1997 a 2017) foi um dos sócios de uma importante agência digital. Apaixonado por viagens, pelas filosofias e cultura do Oriente e um bom livro.

O que te levou ao Yoga?

No final de 1992, eu trabalhava numa grande empresa de mineração, e fazendo os exames anuais obrigatórios, estava com várias taxas alteradas – pressão, colesterol, glicemia, ácido úrico etc. Uma “bomba relógio”. O médico da companhia me sugeriu que fizesse uma dieta, reduzindo açúcar e gorduras, e fizesse atividades físicas. Eu sempre fui magro, e como nunca gostei de academia, no início de 1993 resolvi experimentar o Yoga. Melhor decisão da minha vida. E já faz 25 anos que estou nesse caminho.

O que te fez ficar?

Percebi logo nas primeiras aulas que havia algo mais que os benefícios para o corpo. As diversas ferramentas do Yoga juntas – āsanas, prānāyāmas, meditação – traziam mais calma para a mente e comecei a perceber a ansiedade diminuindo. Me sentia mais tranquilo, menos estressado. Então um dia, não por acaso, veio parar em minhas mãos um livro do Professor Hermógenes, a quem tive depois a bênção de conhecer pessoalmente. Foi então que me dei conta de que o Yoga seria parte importante da minha vida.

Você tem uma postura preferida? Por quê?

Gosto de várias, mas se tiver que escolher uma, é sarvangasana. Normalmente é traduzida como postura da vela, mas não é uma boa tradução, porque “sarva” quer dizer “tudo” e “añga” é parte (ou membro). Então é uma postura que trabalha “todo o corpo”, no plano físico e também nos planos mais sutis. Entre os muitos benefícios que oferece, destaco o fato de tranquilizar a mente, aliviando o stress mental e emocional.

Onde se formou e há quanto tempo?

Fiz minha primeira formação no Studio Saraswati de Yoga e Vedānta. O curso é coordenado pelos professores Bruno Jones e Leandro Castello Branco, alunos da Professora Gloria Arieira, discípula de Swami Dayananda Saraswati, um importante mestre de Vedānta. Fiz também uma formação pelo IEPY (Instituto de Estudos e Pesquisas em Yoga), coordenado pelo professor Marcos Rojo (SP) e certificado pela Escola de Kaivalyadhama (Índia).

Qual o seu estilo de Yoga?

Hatha Yoga.

Onde você ensina?

Dei aulas em outros lugares, e há cerca de 3 anos abri meu próprio espaço, o Dharma Bhūmi com uma sócia, Cristiane Garcia, também professora de Yoga. Além das aulas de Yoga e de Meditação, realizo cursos, palestras e atuo como facilitador de grupos de estudo. Sou estudioso dos Sutras de Patañjali há mais de 15 anos, e ensinar sobre esse texto fundamental do Yoga é uma das minhas atividades favoritas. Duas vezes por ano fazemos uma turma no espaço para estudar e compreender a importância dos Yoga Sutras para os praticantes e buscadores espirituais.

Quem quiser saber um pouco mais sobre você procura onde?

Vamos lá:

E-mail [email protected]

Celular/zap (21) 97008-5889.


Face: @yoga.dharmabhumi


Site: www.dharmabhumi.com.br

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?