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Já conheceu o Mindful Eating?

Já conheceu o Mindful Eating?

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Por Luiza Camargo*

Quando conheci, me apaixonei! Abriu um caminho para explorar como comia, perceber as escolhas, notar como cada alimento agia no meu corpo e o que queria comer e beber em cada momento do dia.

Uma experiência maravilhosa! Ainda bem que comemos várias vezes, assim temos a chance de nos manter conectados ao longo do dia.

Mindful eating pode ser traduzido como a alimentação consciente, comer com atenção plena ou comer consciente. É estar no momento presente, algo simples, porém muito desafiador, principalmente nos dias de hoje.

“A alimentação consciente desperta nosso prazer de simplesmente comer e beber” Jan Chozen Bays.

Estar presente durante as refeições e sentir o que o alimento pode nos proporcionar, desde nutrir nosso corpo, nossos sentidos, até nutrir nossa mente e coração.

Como base da alimentação consciente estão as práticas de mindfulness (atenção plena, plenamente consciente), que nos auxiliam a desenvolver a habilidade de estar no presente, estar consciente do que está ocorrendo no nosso corpo, nos pensamentos e emoções.

“Mindfulness é a prática de colocarmos toda a nossa atenção, de coração aberto, no que está acontecendo no momento; fisicamente e mentalmente, tanto dentro como em volta de nós.” Tarchin Hearn

Ao começar a comer, sinta-se presente, pode auxiliar fazer algumas respirações para trazer para o momento. Observe as cores, formas, texturas dos alimentos, os aromas envolvidos, saboreie cada pedaço e sinta o que lhe desperta.

A alimentação consciente nos reconecta com nossas necessidades e como perceber elas em nosso corpo, mente e coração.

Muitas vezes saímos comendo o que tem pela frente, distraídos com o celular, dirigindo, ou no computador, sem ouvir o que nosso corpo tem a nos dizer. É dessa forma que estamos nutrindo o corpo, e isso pode gerar insatisfações.

Quando perceber que está no piloto automático, distraído com as inúmeras atividades do seu dia, sem notar o que está comendo, pare um instante e leve sua atenção a sua respiração, comece sentindo seu corpo. Não se critique, apenas traga sua atenção ao momento presente. O simples ato de respirar nos fornece uma pausa no dia para ajudar a se conectar com seu corpo e suas necessidades.

Aproveite as pausas para comer para se conectar com seu corpo e o momento presente. Experimente!

Quer conhecer mais sobre esta prática?

Teremos um Workshop de Mindful Eating no dia 14 de Julho das 14h às 18h. Saiba mais no link:
https://www.nowmaste.com.br/evento/alimentacao-consciente-mindful-eating/

*Luiza Camargo Mendes é instrutora de mindfulness e nutricionista (CRN 3 – 21165). Acredita na união da Nutrição, Mindful Eating e Meditação. O alimento é um veículo para nutrir o corpo e a mente e, também um reflexo de como lidamos com nossas vidas. Na sua trajetória é pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento e com especialização em Nutrição Desportiva. Realizou o treinamento em Mindful Eating-Conscious Living com Jan Chozen Bays e Char Wilkins pela UCSD e a formação em Estratégias de Mindfulness com Janchub Reid pelo Mindfulness Trainings International – MTI. Membro da Abramind e The Center for Mindful Eating.

Contatos:
www.luizacamargo.com.br
[email protected]

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