Lendo agora
A inteligência emocional e o equilíbrio entre suas ações e pensamentos

A inteligência emocional e o equilíbrio entre suas ações e pensamentos

Nowmastê

Por Simone Las Casas*

field-of-poppies-in-sun

Um turbilhão de emoções surge dentro de você e instintivamente você reage, age e perde o controle. Esta é uma situação mais comum do que deveria ser, e menos trabalhada de forma consciente do que é necessário. Isso porque as pessoas que perdem o controle de suas emoções rapidamente caem nos estigmas, preconceitos e rotulações tão danosos ao convívio social.

Não ser capaz de controlar suas próprias emoções certamente é um sinal de que algo não vai bem. O equilíbrio entre razão e emoção é o que nos mantém dentro do padrão comum de sanidade, é o que nos sustenta dentro de tudo o que nos é imposto: rotina, trabalho, estudo, relacionamentos, planos, projetos, ideais.

Mas porque será que tantas pessoas não conseguem se manter tranquilas e acabam por ter sua consciência emocional tão prejudicada e abalada?

Certamente, uma das razões, é uma auto avaliação pouco desenvolvida. Quando não temos noção do que estamos sentindo, e porque estamos sentindo uma determinada emoção, a tendência é agirmos no automático, em reação, sem a autoridade da nossa consciência e sem discernimento de nossos atos. E, agindo por impulso, sem a noção do impacto e da influência que as emoções e pensamentos têm na nossa forma de agir, prejudicamos a nós mesmos e as pessoas que nos cercam. Para que possamos aumentar a nossa consciência emocional e passar a agir em consonância com os nossos objetivos, valores e significado de vida, importa validar estas emoções e pensamentos.

Validar os seus pensamentos antes de agir é uma forma de avaliar e compreender a si mesmo. Para isso é necessário desenvolver o autoconhecimento, pois você só será capaz de fazer isso se for capaz de entender quem você é e quais são os traços de sua própria identidade. Validar ou vetar aquilo que sente e pensa irá ajudá-lo a aceitar e entender melhor a si mesmo, o que leva a uma identidade mais forte e melhores habilidades na gestão de emoções intensas. Isso significa que você, empoderado de quem realmente é, será capaz de aceitar suas experiências internas, compreender a natureza de tudo o que sente e trabalhar todas essas sensações de forma saudável e positiva antes de reagir.

Essa inteligência emocional é basicamente a sua capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles para estabelecer relacionamentos pessoais, sociais e profissionais de excelência. E isso certamente não será possível de alcançar se, em sua vida, não houver espaço para a prática de atividades voltadas para seu interior, momentos de relaxamento, meditação, uma alimentação saudável e equilibrada e outros hábitos que, mesmo sendo físicos, interferem diretamente em seu emocional.

A inteligência emocional não pode ser tratada como uma equação matemática com fórmula certa a ser seguida. Cada pessoa, conhecendo a si mesma, irá perceber e intuir o que deve ser o próximo passo em seu caminho de evolução e transformação. Você pode entrar em contato com algumas destas ferramentas poderosas hoje mesmo pelo link do meu novo Ebook Gratuito Livre “SI” do Stress: www.cursos.siwithyou.com.br/ebook-livre-si-do-stress/

Comece a olhar para SI agora mesmo !!!

simone-las-casas

*Simone Las Casas é consultora em bem estar e sócia-fundadora da Expertise Spa Consulting, empresa internacional especializada em consultoria em Spas. É idealizadora do método de Yoga Detox, uma metodologia diferenciada pela qual conduz seus alunos à desintoxicação do corpo e da mente através das práticas psico-físicas e gerenciamento do stress. Em 2013 criou a marca With You por Simone Las Casas, um conceito no qual ela reflete seu estilo de vida e compartilha momentos e dicas sobre Yoga, meditação, spas, cursos, vivências, viagens e esportes.

Link para e-book gratuito: http://dicas.siwithyou.com.br/ebook_v
Link para Blog: http://siwithyou.com.br

Credito de imagem:  visual hunt 

Veja comentários

Deixe uma resposta

Vá para cima