Lendo agora
Integrando luz e sombra: a combinação entre o curar e o despertar

Integrando luz e sombra: a combinação entre o curar e o despertar

Avatar

Por Gaby Picciotto*

Recentemente escrevi um texto sobre Spiritual Bypassing (Spiritual Bypassing: Quando o Suposto Despertar Espiritual nos Leva à Alienação), que de forma muito sucinta poderia ser explicado a utilização de crenças e práticas espirituais como forma de evitar lidar com sentimentos dolorosos, feridas não resolvidas, suprimir ou fugir de questões desconfortáveis da vida.

E quando se expõe um tema de tamanha relevância, naturalmente vem o questionamento: mas qual o caminho para um desenvolvimento saudável? Para não cair nesta armadilha de alienação espiritual e ao mesmo tempo seguir desenvolvendo nossa espiritualidade?

O caminho está no conseguir curar e despertar, no fato de se apoderar na nossa manifestação e existência tornando-se uma pessoa genuinamente humana e também sendo capaz de transcender o nosso ego.

Em outras palavras, está no reconhecer, aceitar e abraçar as nossas imperfeições, sombras, bloqueios e necessidade humanas para assim poder integrar e então transcendê-las.

No geral, existe uma predisposição humana a não ter muita tolerância para lidar com a dor ou nossos aspectos negativos, sendo mais fácil ao invés de aceitá-los e trabalhá-los, passar a fugir deles ou reprimi-los.

Existem diversas formas de repressão e a armadilha no campo da espiritualidade está em, de alguma forma, procurar transcender nossas características que julgamos negativas, dolorosas ou mundanas, sem antes enfrentá-las. Fazer isso, é criar um hiato interno que acabará por nos trazer caos e desarmonia. A pessoa acaba se alienando da vida real, criando uma situação ilusória e perdendo a própria autenticidade.

O conceito chave aqui é integrar. Integrar significa, inclusivo, inteiro, completo, contemplar “o todo”. Não está em só olhar a luz, mas em entender que também somos sombras e que através da aceitação dessa sombra, criamos luz.

integrandoluzesombra

Segundo a teoria integral, para qualquer mudança em nós ser sustentável, para que sejamos capaz de alcançar a evolução e o despertar de nossa consciência, precisamos incluir e transcender, pois só assim seremos capazes de realmente integrar.

Ou seja, antes de transcender precisamos incluir, precisamos aceitar nossas limitações e dores, trabalhar a nossa sombra, abraçar a nossa escuridão para, então, poder transcendê-la. Se pulamos a etapa, estamos nos alienando, sendo parciais e não integrais e correndo graves riscos de ter crises e problemas graves de saúde com o passar do tempo.

Aceitar a nossa própria escuridão irá nos permitir ter responsabilidade e consciência de nós mesmos e uma vez que nós realmente reconhecemos e abraçarmos esses traços escuros como parte de nós, ao invés de evita-los, eles deixarão de ter controle sobre nós e seremos, assim, capaz de transcendê-los.

Não estou aqui dizendo que devemos viver em sofrimento eterno ou nos apegar as nossas próprias limitações e imperfeições, estou apenas mostrando a importância de reconhecer e tomar consciência disso para poder se libertar disso.

Nossas práticas e crenças espirituais, a meu ver, são sim de extrema importância para o nosso desenvolvimento integral, se desejamos um despertar, faz parte incorporá-las em nossa vida. Apenas não podemos esquecer de simultaneamente trabalhar e abraçar a beleza paradoxal e infinita da própria humanidade que também possui sombra e a partir dela gera ainda mais luz.

Termino com uma linda citação de John Welwood: “Nós não somos apenas seres humanos aprendendo a se tornar budas, mas também budas acordando em forma humana, aprendendo a se tornarem totalmente humanos. E essas duas vias de desenvolvimento podem enriquecer mutuamente uma a outra” (tradução livre).

Gabi-Picciotto-2*Co-criadora do Curso Integral Way, Gabi é Master Coach Integral, especialista em propósito de vida e na utilização da abordagem integral como alavanca de mudanças sustentáveis em pessoas e organizações. Fundadora do The Sun Jar, atua como coach, palestrante e consultora integral apoiando pessoas e organizações no alcance de uma vida mais plena e com sentido. Gabi também é colaboradora do Nowmastê. Para mais informações acesse: www.thesunjar.com

Vá para cima