Incorporando a prática da Alimentação Consciente – Mindful Eating

Por Luiza Camargo Mendes*

alimentação conscienteA prática da Alimentação Consciente (Mindful Eating) deve ser incorporada com pequenos passos. Os alimentos nos ligam com vários vínculos e estes podem nos despertar alguns sentimentos, pensamentos e sensações no corpo. Note como é para você essa relação.

Temos nossos hábitos e padrões que trazemos desde a infância, as lembranças, o comer com pressa ou com distrações (celular, TV, livro, revista, etc.) e a cultura em que vivemos. Todos nos acompanham quando nos alimentamos.

Pode ser um grande desafio, durante o período da refeição, parar por alguns momentos, estar presente e comer com calma, percebendo os sabores, texturas e aromas do alimento, isto é, vivenciar o momento.

Comece cuidando do momento de sua alimentação e deixe as distrações de lado neste momento, trazendo sua atenção para os alimentos a sua frente.

A prática da meditação pode ser um grande aliado para a Alimentação Consciente. A meditação nos permite ter consciência para observar a mente a cada momento, sem críticas ou julgamentos. Não é acalmar a mente, mas estar presente nela e observar.

A palavra CARE, que significa cuidado, pode nos auxiliar em ter uma sequência para incorporar a alimentação consciente nas suas refeições.

C – Check In

A – Allow

R – Respond

E – Embody

O primeiro Check In é entrar no momento presente. A primeira parte de uma meditação com ou sem comida é perceber como estão seus pensamentos, sentimentos e sensações físicas no corpo. Notar os pontos de contato de seu corpo, seus pés, a posição em que está. A respiração nos auxilia a manter-se presente.

O segundo passo Allow é permitir-se estar no presente momento sem julgamentos. Ao iniciar a meditação, você perceberá que sua mente vagueia para fora e vários pensamentos aparecem. Não se critique, isso é apenas o que a mente sabe fazer. Ao perceber que a mente se foi, traga sua atenção a sua respiração. O mesmo poderá acontecer quando se alimenta e ocorre a classificação dos alimentos em bons e ruins, podem surgir sentimentos. Apenas perceba sem reagir e traga uma nova maneira de se relacionar com o alimento.

O terceiro passo Respond é responder ao momento com gentileza e compaixão. A meditação nos sugere a praticar a gentileza, a bondade com a nossa mente, corpo e de coração aberto. Praticar a curiosidade diante de um sentimento incomodo ou de um desconforto. Quando os pensamento vierem, não “brigue” com eles, mas os direcione para a sua prática e tenha a intenção do que é desejável para você.

Esse passo ocorre ao praticar a meditação e vem da intenção, sabedoria e de menos comportamentos habituais. Ao se alimentar é a mesma prática, ter a compaixão a estes padrões habituais e direcionar sua intenção para mudar sua relação com os alimentos, mente e corpo.

O quarto passo Embody é incorporar a prática da alimentação consciente. Trazer os benefícios da prática da meditação, mindfulness, para construir uma ponte com o momento da alimentação e cuidar do seu corpo e sua mente.

Desperte e inicie sua prática em Alimentação Consciente – Mindful Eating – percebendo sua fome, saciedade e trazendo a atenção para o momento presente.

No Programa Alimentação Consciente – Mindful Eating – vamos experimentar e praticar em nosso corpo, mente e coração. O Programa pode ser individual ou em grupos.

Luiza Camargo Mendes

*Luiza Camargo Mendes é nutricionista (CRN 3 – 21165) e acredita na união da Nutrição, Mindful Eating e Meditação.

Mindful Eating e Meditação. O alimento é um veículo para nutrir o corpo e a mente e, também um reflexo de como lidamos com nossas vidas. Na sua trajetória é pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento e com especialização em Nutrição Desportiva. Realizou o treinamento em Mindful Eating-Conscious Living com Jan Chozen Bays e Char Wilkins.

Contatos: www.luizacamargo.com.br / [email protected]

Referência: KESSEL, S. Embodying the practice of mindful eating. The Center for Mindful Eating.

 

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