Lendo agora
Ilha de Pascoa, Chile – Por Catherine von Buettner

Ilha de Pascoa, Chile – Por Catherine von Buettner

Catherine von Buettner

easter-islandUma pequena faixa de terra varrida pelos ventos e chamada de Rapa Nui, continua a deixar o mundo intrigado desde a sua “descoberta” pela Companhia das Índias Ocidentais da Holanda em 1722, num Domingo de Páscoa. Cercada por 1.500.000km² do oceano Pacífico, ela é a mais remota ilha habitada – a cerca de 1.900km da localidade povoada mais próxima, a Ilha de Pitcairn. Chamada de “umbigo do mundo” pelos primeiros colonizadores , a Ilha de Pascoa é um museu de história natural a céu aberto de cerca de 80km², berço de alguns dos tesouros arqueológicos mais preciosos do planeta. 

 800px-Easter_Island_map-en.svg

Hoje em dia, ela é mais conhecida por sua associação com as célebres moai, mais de 600 figuras de pedra, imensas e alongadas, de aspecto sobrenatural e sem olhos, voltadas para o horizonte distante. Muitas delas têm entre 9 e 15 metros de altura e pesam até 250 toneladas. Esculpidas no tufo calcário de origem vulcânica encontrado na ilha, elas foram depois transportadas por quilômetros e instaladas sobre grandes altares de pedra chamados ahu.

98583c1a2da01795353f722cfa247b9d
Criadas provavelmente entre os séculos IX e XVII d.C., essas figuras podem ser apreciadas em todo o seu esplendor original em Ahu Tongariki, o maior e mais antigo monumento religioso escavado e restaurado de toda a Polinésia. Ninguém sabe ao certo se estas figuras foram e esculpidas pelo povo polinésio, o primeiro a chegar à ilha por volta de 500 d.C., ou por povos pré-incaicos provenientes do Peru.

AhuTongariki3
ei2-24
img_4465
Localização: 3.781 km a oeste de Santiago. São 4h30 de voo em trajetos que costumam seguir até o Taiti. A melhor época para conhecer este destino é de novembro a março.
Cathy
*Catherine von Buettner é reponsável pelo blog Meu Mundo Viajando e faz roteiros personalizados para todos os gostos e bolsos.
Twitter catherinevbl
Monte seu roteiro para a Ilha da Páscoa 
Email [email protected]
Telefone / Whatsapp +55 11 99816 8288
Veja comentários

Deixe uma resposta

Vá para cima