Lendo agora
Hora do almoço com celular e computador?

Hora do almoço com celular e computador?

Nowmastê

Celular ou computador tem sido sua companhia frequente na hora do almoço? Cuidado!

tecnologia e almoco

Por Luciana Cerqueira*

Hoje almocei sozinha. Quer dizer… sozinha e, ao mesmo tempo, acompanhada do som dos alarmes do whatsapp que insistentemente ficavam atraindo minha atenção. De repente, me toquei: que insano isso! Se era minha pausa para o almoço, qual o sentido de ficar com os olhos pregados na telinha do iphone, cada vez que o alarme tocava, entre uma garfada e outra, ao invés de desfrutar da bela salada com quibe vegetariano que estava no prato à minha frente?

Silenciei o celular… retornei à mesa e aí pude desfrutar verdadeiramente do meu almoço.Fiquei com isso na cabeça e percebi que era um assunto bacana para comentar aqui.

Te pergunto, então: e você fica 100% presente durante as refeições? Vivencia meditativamente as mastigadas, agradece pelo alimento, ouve os sinais de satisfação do corpo ou come só para matar a fome, enquanto dá uma olhadinha na televisão ou checa seu emails?… Pode ser que isso seja frequente para uns, e, aconteça de vez em quando com outros, mas garanto que você já notou incontáveis pessoas no almoço se dividindo entre uma mastigada e uma tecladinha no celular, não é mesmo?

Infelizmente, isso virou rotina, lugar comum. O tempo da refeição _ que idealmente, deve ser ritualístico e prazeroso _ virou uma pausa quase incômoda, uma ‘perda de tempo’, se você não estiver checando as atualizações do FB/Instagram/Twiiter ou olhando a televisão.

Com o pensamento longe, a postura esquisita (curvada na direção da telinha), este hábito atrapalha toda a nossa saúde alimentar. A começar pela mastigação que acaba sendo mal feita e atrapalha toda a digestão (lembrando que algumas enzimas essenciais são liberadas pela saliva, para que possamos absorver os nutrientes do que estamos ingerindo). Além disso, ao dividir a atenção com outra atividade, comemos sem saborear o que está no prato, e com isso, a chance de comer em exagero aumenta muito e o comer passa ser mecânico, sem prazer.
Portanto, observe sua rotina alimentar e fique [email protected]

Uma pausa de 30 minutos à 01 hora “offline” não é um sacrifício tão grande!… Seus sentidos e as pessoas ao redor vão agradecer por ter sua presença 100% presente!

lu

* Luciana Cerqueira é professora de yoga e idealizadora do projeto Cozinhando com Alma, que integra nutrição e espiritualidade, compartilhando receitas e meditações para nutrir de amor o corpo e o espírito. Namaste!

Veja o comentário

Deixe uma resposta

Vá para cima