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Higiene do Sono

Higiene do Sono

Nowmastê

Por Dr. Salomão Carui*

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A qualidade do sono é fundamental. Todos já vivemos a experiência de dormir alguns minutos e sentirmos a sensação de descanso; e por vezes, dormirmos horas e despertarmos com uma persistente sensação de cansaço.

Seguir algumas orientações, chamadas de HIGIENE do SONO, podem  melhorar a qualidade. São elas:

  • Evitar ficar na frente do computador e da televisão 2 horas antes de dormir;
  • Dormir num quarto silencioso e confortável. Uma boa dica é comprar um tapa-ouvido, que se usa para natação, e utilizá-lo para dormir, se a vizinhança for muito barulhenta, ou o paciente muito sensível ao som;
  • Fazer a última refeição até 1 hora antes de ir se deitar, para evitar a indigestão;
  • Nunca se alimentar na cama (cama é para dormir);
  • O quarto deve ser, o máximo possível, escuro;
  • Evitar ficar pensando em muitas coisas quando deitar-se. Tenha pensamentos calmos e serenos e evite as preocupações;
  • Tomar banho de banheira (imersão) quente para relaxamento muscular, ou chuveiro;
  • Dormir em posição correta, de lado, preferencialmente à direita, com travesseiro na altura do ombro para que a cabeça e a coluna vertebral fiquem absolutamente alinhadas e um travesseiro entre as pernas ou as mãos juntas, entre as coxas.

Dormir bem na noite anterior é básico, mas podemos utilizar alguns alimentos ou bebidas para ajudar a enfrentar o sono diurno ocasional.

Entre as opções estão:

  • Café forte
  • Guaraná em pó
  • Energéticos à base de Taurina
  • Açaí
  • Chocolate
  • Chá de gengibre.

Entretanto, a sonolência recorrente durante o dia não é um bom sinal.

Além de significar que o corpo não descansou adequadamente, ela contribui para diminuir o  rendimento e a concentração nas tarefas diárias, podendo  causar até mesmo pequenos acidentes de trabalho.

A causa também pode ser algumas doenças,  como:

  • Insônia;
  • síndrome das pernas inquietas;
  • síndrome da sonolência excessiva diurna;
  • obesidade;
  • apneia do sono;
  • narcolepsia;
  • sonambulismo.

Se o cansaço  é persistente  o ideal é procurar ajuda médica,  pois, ao eliminar a causa, o sono volta a ser reparador e o sintoma de ter sono durante o dia deixa de ser frequente.

As especialidades que podem ajudar são: Otorrinolaringologistas, Pneumologistas e Neurologistas

*Dr. Salomão Carui

CRM 101.580

Otorrinolaringologista

Especialista em medicina do sono e halitose.

Consultório: Rua Batataes, 460 cj 71

Tel: (11) 3051-6494 e 3051-4843

Médico do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio Libanes e Hospital São Luiz.

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