Gurukulam: documentário mostra as experiências em um ashram na Índia

Nowmastê

Por Humberto Meneghin*

gurukulam

Descrevendo detalhes vívidos e perceptíveis, Gurukulam, o filme-documentário dirigido e produzido por Jillian Elizabeth e Neil Dalal da Advaita Films e Soma Productions, que será lançado em fevereiro, mostra como um grupo de estudantes e seu professor, Swami Dayananda Saraswati, enfrentam as questões fundamentais sobre a natureza da realidade humana através do autoconhecimento.

Tendo como cenário o ashram Arsha Vidya Gurukulam, localizado numa floresta remota em Tamil Nadu, no sul da Índia, imersos em tarefas diárias, meditações, rituais e, sobretudo, estudos centrados e rigorosos que se entrelaçam, procurando conectar os mundos natural e espiritual, alunos e professor se deparam com momentos de revelações surpreendentes, acompanhados por situações cômicas e contradições até que cabíveis.

Agregado a sons e imagens únicas, o documentário nos conduz a momentos de beleza e simplicidade, fazendo com que Gurukulam seja um raro convite para sentir e experienciar a vida num ritmo contemplativo como na Bhagavadgita e  na Índia dos dias atuais.

Profundamente calcado em experiências e demandando muito da capacidade de observação de quem lhe assiste, Gurukulam, na verdade, além de evocar a presença do lugar e uma sensação tátil do que realmente é sagrado, também evoca o processo emocional e espiritual dos estudantes, que pelo autoconhecimento reconhecem a plenitude que a Tradição revela.

108 minutos, em Inglês, Tamil e Sânscrito com legendas em Inglês.

Assista o trailer oficial aqui:

http://vimeo.com/113890428

Os realizadores de Gurukulam estão buscando doações para este projeto.

Entre em contato com eles em:

http://www.gurukulamfilm.com/#!contact/c16fm

Harih Om!

*Humberto Meneghin é praticante e professor de Yoga em campinas/sp. Ministra o workshop “meditação prática: o hábito meditar” e edita o blog www.yogaemvoga.blogspot.com

 
Vá para cima