Lendo agora
Guru Purnima – Importância, tradição, comida e cultura

Guru Purnima – Importância, tradição, comida e cultura

Nowmastê

Tudo o que você precisa saber

Guru ou professor sempre foi considerado uma espécie de Deus na cultura hindu. Guru Purnima ou Vyasa Purnima é o dia de celebrar e demonstrar gratidão aos nossos gurus. A palavra guru em sânscrito significa literalmente ‘aquele que nos livra da ignorância’. Esse dia de lua cheia de Ashada (julho no calendário hindu) é um dos dias mais auspiciosos no ano hinduísta. Na Índia, neste ano de 2020, ele será celebrado no dia 5 de julho. Também comemora-se o aniversário de Veda Vyasa, a quem é creditada a autoria de alguns dos textos mais importantes de todos os tempos do hinduísmo como Puranas, Mahabharata e Vedas.

A história do Guru Purnima

Guru Purnima honra Veda Vyasa, conhecido como um dos mais honoráveis gurus da Índia antiga. O doutor Vishakha Mahindroo, sábio médico Ayurveda diz, “Veda Vyasa estruturou os quatro Vedas, compôs o épico Mahabharata, criou as fundações para vários Puranas e para as vastas enciclopédias da sagrada tradição hindu. O Guru Purnima representa a data em que Lorde Shiva, como o guru original, ensinou os sete rishis (sábios), que foram as videntes dos Vedas. No Yoga Sutras, Ishvara como Pranava ou Om é colocado como sendo o guru original do Yoga. É dito que o Buda fez o seu primeiro sermão neste dia no Sarnate, fazendo uma reflexão sobre esse período sagrado.”

A importância do Guru Purnima

Guru Purnima é comemorado para honrar os professores, aqueles que removem a escuridão das nossas mentes. Eles tem um lugar especial na vida de seus alunos e seguidores desde a antiguidade. Todos os livros sagrados do hinduísmo falam da importância dos guris e do extraordinário vínculo entre um guru e seu discípulo. Uma antiga frase em sânscrito – ‘Mata Pitah Guru Daivam’ – diz que o primeiro lugar é reservado à mãe, o segundo ao pai, o terceiro ao guru e o quarto a Deus. Dessa forma, os professores recebem um lugar mais alto que Deus na tradição hindu. 

Como comemorar o Guru Purnima?

Guru Purnima geralmente é celebrado com demonstrações de adoração e gratidão aos Deuses que são como nossos gurus. Nos mosteiros e ashrams, os discípulos oferecem orações em homenagem a seus professores. Doutor Vishakha sugere: “Neste dia você deve se dedicar a seguir os princípios e ensinamentos do seu guru, colocando-os em prática. O mantra Vishnu Sahasranamam, também conhecido como os mil nomes do Lorde Vishnu deve ser recitado neste dia. Esteja em sintonia consigo mesmo e canalize suas energias nessa data auspiciosa.”

Jejum e festa

Muitas pessoas durante o dia evitam comer sal, arroz e comidas pesadas e não-vegetarianas ou feitas com cereais. Apenas frutas e iogurte é permitido. Eles terminam o jejum com um puja à noite. Nos templos são feitas oferendas (Prasada e Charnamrita) com frutas e iogurte doce. Na maioria das casas a dieta vegetariana também é seguida neste dia e são servidas iguarias da culinária indiana (Khichdi, Poori, Choley, Halwa e doces como Soan Papdi, Barfi, Laddoo, Gulab Jamun etc.).

Tradução livre do ETIMES da Índia.

Veja comentários

Deixe uma resposta

Vá para cima