Lendo agora
Paz, Amor e Granola

Paz, Amor e Granola

Nowmastê

Por Renata Yahn

Ganhei um vidro de granola caseira e fiquei com aquele gostinho de quero mais. E quem não ficaria?

Entrei em contato e descobri que a Rita está desenvolvendo e vendendo várias receitas. Ela vai lançar um livro! 

Paz, Amor e Granola é um projeto que tem como propósito a realização de um livro – impresso e digital – exclusivamente com receitas de granola.

Pensando na diversidade das pessoas as receitas transitam em opções clássicas, vegans, sem glúten, sem açúcar, com melado e até com tudo aquilo que você gosta e merece.

A campanha de crowdfunding do livro já está rodando, e o seu apoio é muito IMPORTANTE!
Apoie esse projeto e escolha suas recompensas. Saiba como: https://www.catarse.me/granola

Rita Taraborelli

Rita Taraborelli

Rita conta que sua história com a cozinha começou cedo:

“Ganhei um fogãozinho quando tinha uns 6 anos de idade, ele funcionava de verdade (aliás tenho ele até hj, amo) e comecei brincando. Virei vegetariana com 16 anos e isso mudou meu modo de olhar para o alimento.Estudei gastronomia em águas de São Pedro no Senac e fiz alguns cursos livres por aí como no Cordon Vert em Manchester, Natural Gourmet em Ny e Terrapia no Rio de Janeiro. Trabalhei na confeitaria do Le Vin e na sequência fui para o Maní onde cuidava das sobremesas, couvert e pratos veggies. Faz uns nove anos que dou aulas livres de cozinha e faço eventos independentes sempre com cozinha vegetariana. Também sou autora e ilustro livros, parece confuso, mas resumindo estou sempre fazendo algo com as mãos, é uma vocação manual.”

 Rita Taraborelli

Inspiração

Sua mãe fazia granola em casa quando ela era criança, misturava aveia com várias frutas secas que ela comprava no empório Chiappetta. Rita se lembra do processo e gostava de mexer, ela não assava. Mas hoje mais informada e com um olhar mais voltado para os métodos e preparos sabe que aquilo era mais um muesli do que uma granola, rs. Mas já foi uma origem.

 Rita Taraborelli

O que é a granola, ora bolas

Em latim granum é semente. A granola, intitulada primeiramente como Granula, foi um preparo desenvolvido em 1863 por Dr. James Caleb Jackson onde o cereal era assado até ficar crocante e posteriormente servido frio. Não demorou muito para Dr. John Harvey Kellogg copiar a idéia e reproduzir a receita em sua própria clínica, para não ter problemas legais mudou o nome e registrou como Granola. Em 1889 Kellogg já estava vendendo 2 toneladas do cereal por semana, pode? Eu não quero ser igual a ele, Calma!!!

Atualmente o único país que tem a patente para o nome Granola é a Australia.

Muita gente confunde mas a granola é diferente do muesli, ela é assada e crocante enquanto o muesli é um preparo cru que passa pelo demolho.

Até agora já foram desenvolvidos os seguintes sabores:

– latina – tropical – batuta – ouro – chocolate – amore  – tutti frutti – kruah

 Rita Taraborelli

Fotos: Camila Fontenele

 

Veja comentários

Deixe uma resposta

Vá para cima