Fome dos ouvidos

Por Luiza Camargo*

Você sabia que nosso ouvido está em alerta o tempo todo e também nos influencia para comer?

É isso mesmo, vamos ver algumas situações que a fome do ouvido aparece:

Quando estamos com fome e escutamos alguém oferecer um aperitivo, logo nossa mente nos alerta: “tem comida na área.”

Outra situação comum é quando estamos entre amigos e vem o tema comida. Cada um conta e descreve o que comeu na noite anterior ou em um jantar especial. Bate aquela fome ao ouvir os detalhes do prato, vamos logo imaginando e muitas vezes sentimos até água na boca.

E quando está aquele silêncio no escritório e alguém resolve abrir um pacotinho. Você nem tinha pensado no assunto, mas dá uma espiada para ver se interessa.

A fome do ouvido está mais presente do que imaginamos para contribuir e seu unir as outras fomes – olhos, nariz, boca, estômago, mente e coração – e despertar a vontade de comer.​

Ela também está presente quando vamos mastigar algo crocante e queremos ouvir os sons que a comida proporciona. Já percebeu como o som dos alimentos nos influenciam a comer? Na próxima refeição perceba os sons que estão presentes. É uma experiência interessante e divertida!

Uma outra lembrança que tenho é quando estamos em casa e a hora do almoço está chegando, você começa a ouvir uma movimentação na cozinha. Hummm…a fome já desperta.

Vamos brindar?

Adoramos ouvir o som das taças no brinde, não tem a mesma graça sem o tim-tim.

Como é para você quando desperta a fome do ouvido?

Venha conhecer nosso Programa Alimentação Consciente e despertar sua atenção para suas fomes no seu corpo, na mente e no coração.

Temos programa individuais e em grupo. Entre em contato para saber a programação.

*Luiza Camargo Mendes é instrutora de mindfulness e nutricionista (CRN 3 – 21165). Acredita na união da Nutrição, Mindful Eating e Meditação. O alimento é um veículo para nutrir o corpo e a mente e, também um reflexo de como lidamos com nossas vidas. Na sua trajetória é pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento e com especialização em Nutrição Desportiva. Realizou o treinamento em Mindful Eating-Conscious Living com Jan Chozen Bays e Char Wilkins pela UCSD e a formação em Estratégias de Mindfulness com Janchub Reid pelo Mindfulness Trainings International – MTI. Membro da Abramind e The Center for Mindful Eating.

Contatos:

www.luizacamargo.com.br / [email protected]

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?