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Fome da boca – Por Luiza Camargo

Fome da boca – Por Luiza Camargo

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fome da bocaA boca deseja sentir sensações prazerosas e isso varia muito entre as pessoas. Tem bocas que adoram comidas apimentadas, já outras aquele azedinho. Essas diferenças são determinadas por fatores genéticos, hábitos da sua família, tradições culturais e condicionamento, que significa associar algumas comidas com experiências prazerosas ou desagradáveis.

Um exemplo de um fator genético é a aceitação para a erva coentro. A grande maioria aceita essa erva sem problemas, mas 10% da população detesta.

Para sentir realmente prazer com o que comemos é importante estar presente e consciente do seu sabor, textura, cheiro dos alimentos.

A boca não se satisfaz apenas com a comida dentro dela, mastigar e engolir. Se você deseja se sentir satisfeito com o que você come, a mente precisa estar presente do que ocorre na boca e quais são suas sensações. Caso contrário, a boca sempre irá pedir por mais.

Quando comemos um prato que gostamos, sentimos prazer em comê-lo, na primeira e na segunda garfada está com atenção e curte, mas se distraiu com o celular, a TV ou outra atividade, você terminará o prato e nem se dará conta do que comeu. E a boca continuará com fome e querendo mais comida, ou seja, você não estava presente no momento da refeição e isso faz com que coma mais.

Comece aos poucos a praticar a Alimentação Consciente – Mindful Eating – e traga mais atenção ao momento que está comendo. Você sentirá mais prazer com os alimentos!

Enquanto a fome dos olhos desejam a beleza, a do nariz as fragrâncias, a da boca deseja as sensações!

Agora, traga a mente para esta festa na boca e perceba o gosto dos alimentos, seus sabores, como é o toque na sua língua, a temperatura, a textura…e muito mais.

Venha conhecer a Alimentação Consciente – Mindful Eating e aprender a perceber e respeitar suas fomes, antes, durante e após as refeições.

No Programa Alimentação Consciente – Mindful Eating – vamos despertar a atenção para as fomes no nosso corpo, mente e coração. O Programa pode ser individual ou em grupos.

Bom apetite!

Referência: BAYS, J. C. Mindful Eating. Shambhala, 2009.

luiza camargo mendes*Luiza Camargo Mendes é nutricionista (CRN 3 – 21165) e acredita na união da Nutrição, Mindful Eating e Meditação. O alimento é um veículo para nutrir o corpo e a mente e, também um reflexo de como lidamos com nossas vidas. Na sua trajetória é pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento e com especialização em Nutrição Desportiva. Realizou o treinamento em Mindful Eating-Conscious Living com Jan Chozen Bays e Char Wilkins.

Contatos:

www.luizacamargo.com.br

[email protected]

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