Lendo agora
Festival da Luz – Por Paramahamsa Prajnanananda

Festival da Luz – Por Paramahamsa Prajnanananda

Nowmastê

festival das luzes

Amada e divina alma,

Que as bênçãos mais seletas de Deus e dos mestres estejam sobre todos vocês. Eu aproveito esta oportunidade para orar por vocês, enquanto celebramos o Festival da Luz.

Esta celebração acontece no dia da lua nova do mês de Novembro. A noite, deixamos tudo escuro e celebramos decorando as casas com velas e luzes coloridas. Nós dissipamos a escuridão com velas e lâmpadas.

Encontramos muitas fontes de energia como combustíveis fósseis, energia solar e o poder atômico para criar luz à noite. Mas, quantos de nós realmente quer acender a luz interior, a luz da alma? Ao chegar à fonte desta luz interior, uma inundação de amor e compaixão se manifestará em nossos pensamentos, palavras e ações.

Como podemos atingir esta iluminação? Precisamos cultivar os valores internos e assim poderemos transformar nossas vidas. Assim como um diamante polido pode irradiar luz, quando estes valores são cultivados em nós, isto mudará nossas vidas, atitudes e ações. Esta é a verdadeira arte de viver. Os grandes sábios disseram:

ahimsa satyam asteyam shaucham indriya nigrahah etam samasikam dharmam
“Nonviolence, truthfulness, non-stealing, purity, and
mastery over the senses are the values that should
be cultivated by all human beings as their duty.”

“Não-violência, verdade, não-roubar, pureza e domínio sobre os sentidos, são os valores que deveriam ser cultivados por todos os seres humanos como um dever”.

Adoramos ser apreciados pelos outros. Deveríamos aprender a apreciar os outros também. Não queremos ser machucados pelos outros. Também não deveríamos machucar ninguém em pensamentos, palavras ou ações. Queremos que os outros sejam honestos e verdadeiros. Deveríamos então ser honestos e verdadeiros.

Se olharmos para o mundo hoje, sem dúvida, algumas forças sombrias trabalham para destruir o ritmo do amor, paz e harmonia. Através da ganância excessiva acontece uma exploração ilimitada da natureza, que por sua vez causa um desequilíbrio ecológico, poluição e aquecimento global, bem como suas consequências. Precisamos ser despertados e permanecermos alerta. Ódio não pode ser eliminado com ódio, nem violência através da violência. Devemos aprender a viver na luz e no amor.

Vamos orar ao Divino para banhar cada um de nós na luz e no amor. Que sejamos instrumentos dignos nas mãos do Divino, para irradiar luz e amor e manifestar paz e compaixão.

Devemos ser bons exemplos. Se caminharmos na luz, não fraquejaremos. Se amamos viver na luz, seremos capazes de eliminar a negatividade. Se cultivarmos valores humanos, seremos amados por Deus e por todos. Nossas vidas serão repletas e poderemos espalhar estas mensagens através de nossas faces, movimentos, palavras e ações.

Nesta ocasião do Festival da Luz, vamos trabalhar com dedicação para sermos os instrumentos que eliminarão o sofrimento da criação e preencherão a criação com mais amor e paz. O exemplo é melhor do que a teoria. Que sejamos bons exemplos de amor, pureza, compaixão, não-violência, verdade, honestidade e humildade.

Continuamente eu oro ao Divino para nos conceder mais força para sermos dignos nesta criação.

Com amor,
Prajnanananda

Prajnanananda_homeSucessor de Paramahamsa Hariharananda treinado e preparado pessoalmente por seu mestre durante 22 anos para manter acesa a chama dos ensinamentos do Kriya Yoga. Professor de economia, escritor, radiante em sua brilhante sabedoria, sempre jovial e satisfeito com o sacrifício abnegado da vida silenciosa e reclusa de um monge, Paramahamsa Prajnanananda tem viajado incessantemente ao redor do mundo para divulgar a mensagem do Kriya Yoga a todos os que buscam a liberação. Ele criou o “Hariharananda Balashram”, um internato-escola para crianças pobres e órfãs, em Arua, próximo a Pattamundai, a sua cidade natal. É presidente das Organizações Internacionais Kriya Yoga, e sempre que pode vem visitar seus filhos espirituais do Brasil, deixando sempre sua mensagem de amor por onde passa.

www.kriya.org.br

Veja comentários

Deixe uma resposta

Vá para cima