Feng Shui para salas de estar

Dicas especiais para harmonizar o ambiente mais acolhedor da casa

Por Cris Ventura*

Photo by Stephen Di Donato on Unsplash.

A sala geralmente é o primeiro cômodo visto a partir da porta de entrada de um imóvel e o primeiro cômodo para o qual temos o costume de nos dirigira ao chegar em casa seja para descansar um pouco, ver televisão ou simplesmente se jogar no sofá após um dia cheio de atividades. E também é na sala que acontecem conversas, encontros e convívio social ao receber membros da família, visitas, vizinhos, amigos e onde os moradores dividem suas alegrias e tristezas, comemorações e aflições com as pessoas ou mesmo em momentos solitários com as próprias reflexões, por exemplo, após ouvir música, ver um filme, ler um livro. A sala, mais do que um lugar de recepção, é o abraço da casa. A sala abraça as pessoas e suas emoções e palavras. A sala promove a convivência e por isso torna-se um ambiente de grande circulação de energia e que merece cuidados especiais.

Para que as salas de estar tenham um bom Feng Shui, as principais dicas são:

Sofás e poltronas: devem ser posicionados de frente para a porta de entrada e se possível em “L”, “U” ou ferradura recepcionando e abraçando quem entra na sala.

Mesas: laterais e de centro devem ter tamanhos adequados aos sofás e ao tamanho da sala para permitir boa circulação.

Decoração: tapetes, cortinas, almofadas, mantas, pufes são opções que tornam a sala convidativa e aconchegante.

Circulação: verifique se há espaços livres entre os móveis e livre-se de excessos, de itens no chão como revistas, livros, caixas e outros itens que se tornam obstáculos para que melhorar a circulação e para que a energia flua.

Plantas: coloque uma planta grande na sala que pode ficar perto de portas de varandas de apartamentos ou portas que vão para espaços externos de casas. Boas opções são: Árvore da Felicidade, Ráfis, Licuala, Zamioculca, Areca.

Flores: decore com arranjos de flores coloridas ou brancas que podem ser misturadas com ervas como arruda, manjericão e/ou alecrim. Esse arranjo é bom para proteção em dias de festas ou quando receber muitas pessoas.

Aromas: incensos ou óleos essenciais em difusores ou aromatizadores em spray são indicados para alegrar o ambiente e remover energias negativas. Sobre incensos prefira os mais naturais como os tibetanos. Se optar pelo óleo essencial saiba que o de lavanda relaxa, lemongrass estimula a criatividade e o de canela promove sociabilidade.

Cantos: não deixe cantos da sala vazios para evitar estagnação de energia. Decore com plantas, luminárias, objetos, livros, flores, estatuetas.

Cores: as cores alegres como laranja, rosa, vermelho e amarelo são indicadas para as salas. Salas neutras com presença multicolorida em detalhes da decoração também são positivas.

Espelho: verifique se a imagem que será refletida no espelho é positiva como uma vista bonita de um parque e suas árvores, por exemplo.

Quadros: prefira os alegres, coloridos e com temas de viagens para estimular o alto astral do ambiente.

*Cris Ventura acredita que o Feng Shui ajuda a enxergar as possíveis formas de atrair prosperidade, encontrar soluções, conquistar equilíbrio, harmonizar o ambiente, aprimorar relacionamentos, transmutar energias, melhorar a saúde e aumentar oportunidades para a vida pessoal e profissional. Transmite sua vivência em seu blog Canto do Feng Shui. Sua trajetória incluiu a formação em letras e em marketing e o trabalho em grandes empresas. É consultora profissional formada pelo Instituto Brasileiro de Feng Shui de São Paulo.

Artigo publicado anteriormente no Personare.

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?