Lendo agora
Faixa preta, o início de uma nova fase – por Fernando Belatto

Faixa preta, o início de uma nova fase – por Fernando Belatto

Avatar

O caminho é eterno…

Antes de conquistar a faixa preta no Jiu-Jitsu eu sonhava em alcançar esse nível, era uma meta. Mas acreditava de alguma forma que alcançar a faixa preta era o ponto alto de uma arte marcial, mas hoje compreendo que esse nível não é o final. Aliás, não existe um final neste caminho, pois a evolução é eterna.

Hoje entendo que quando alcançamos uma faixa preta nós apenas entramos em um novo nível dentro do caminho da arte marcial. Para mim, o que faz sentido é isso: da faixa branca até a faixa preta, o praticante vai sendo lapidado neste caminho de uma forma mais clara e objetiva, aprendendo a se afinar com algumas éticas e condutas. Aos poucos o ensinamento vai ficando mais “fino” e subjetivo. Já um faixa marrom, por exemplo, deve estar bem mais atento a estas condutas, pois já está estudado no caminho e é um exemplo para muitos, por isso, ele deve ter a atenção redobrada. Não significa que não pode errar mas, quanto maior a graduação, maior a responsabilidade.

Sendo assim, o faixa preta, professor, deve ser um exemplo dentro e fora do Dojo, ele tem a responsabilidade de levar outros a esta evolução, mas ao mesmo tempo é um iniciante no sagrado caminho da arte marcial. No estágio “faixa preta”, inicia-se um novo ciclo, onde a busca passa a ser mais espiritual ainda, pois acima, ainda existem mais faixas, com maiores responsabilidades.

Quem sabe o ensinamento mais importante agora é o interno. Vamos aprendendo de fato a colocar a arte marcial na vida prática, em cada detalhe. É um treino de presença constante. A arte marcial física passa a ser um reflexo da evolução interna. O preta está no início de um novo estágio, é novamente um faixa branca e quanto mais humildade e autorresponsabilidade tiver, mais graduado se torna. É isto que aprendo com este caminho.

Caminhando sempre…

Fernando Belatto

*Fernando é faixa-Preta de Jiu-Jitsu, discípulo de Sri Prem Baba e Criador do Método O-DGI, O Despertar do Guerreiro Interno.

Dica: Venha conhecer a prática “O Despertar do Guerreiro Interno” ela é treinada por meio das metodologias Open e Way. A aula experimental é gratuita. Basta agendar pelo email [email protected].

Confira aqui o site do O-DGI.

Vá para cima