Carregando Eventos
06/04 a 17/11

Santos – Curso Livre de Yoga e Meditação – Educação Continuada

Curso Livre de Yoga e Meditação – Educação Continuada

Um curso que se proponha discursar sobre yoga e meditação parece supor que eles podem ser ensinados separadamente, mas não. A ideia é justamente levantar essa questão e deixar evidente que praticar yoga e meditar são exatamente a mesma coisa, e conduzir os alunos a essa concepção de forma pessoal é um dos objetivos do curso.

Os temas serão abordados de forma prática e teórica, ligando os conteúdos de modo convergente, ou seja, é possível entrar em qualquer momento dos quatro módulos, pois as temáticas voltarão a ser abordadas, mas sempre por uma perspectiva diferente.

Módulos

Meditação e Religião, irá focar na prática ritual do yoga, a meditação. Com abordagem centralizada na história da meditação desde o Yoga no Vedas (a principal escritura religiosa Hinduísta), passando pelo Budismo e as mais recentes espiritualidades modernas que entrelaçam yoga-meditação e ciência terapêutica.

Neurobiologia e Filosofia do Yoga/Meditação, entrará nas repercussões psicofisiológicas descobertas pela ciência biomédica e as neurociências. Veremos aqui áreas cerebrais “ligadas” por meditadores e yogues.

Yoga Contemporâneo, veremos o entrelaçamento recente do yoga/meditação no mundo moderno. Discutiremos o cerne do pensamento dos yogues indianos mais influentes na construção mítica e filosófica-espiritual do yoga que conhecemos hoje.

Ética e Yoga/Meditação abordaremos o sentido de vida (ética) erigido pelos yogues antigos e as transformações que o yoga sofreu na sua transplantação da Índia aos grandes centros urbanos ocidentais.

A descrição de cada módulo está no site yogacontemporaneo.com

Objetivo

O aspecto “humano” (sociologia, antropologia e história) permeará todo o curso, muito mais do que as suas repercussões biológicas propriamente ditas. Dessa forma, nosso estudo não possuíra uma linha do tempo evolutiva de conhecimento, mas um espiral centrando os aspectos mais fundamentais do yoga e da meditação: as causas do sofrimento humano e a proposta do yoga para seu fim. Se há algo perene no yoga é o término da dor da existência no ciclo de reencarnações (samsara).

Sobre Roberto Simões

Datas

06 e 07 de Abril
04 e 05 de Maio
01 e 02 de Junho
06 e 07 de Julho
31 de Agosto e 01 de Setembro
14 e 15 de Setembro
12 e 13 de Outubro
16 e 17 de Novembro

Quando:
Início em 6 de abril de 2019
Horário:
Sábado e Domingo das 8 às 18h (Intervalo 1 hora para almoço e coffee break)