Carregando Eventos
  • Este evento já passou.
06/10

Rio – 1° Encontro ZENcancer de Práticas Integrativas e Complementares

Em 6 de outubro de 2018, acontece o 1° Encontro ZENcancer de Práticas Integrativas e Complementares, que reúne profissionais de áreas comprometidas em fazer uma releitura dos diagnósticos de câncer trazendo acolhimento, bem-estar, melhorando a qualidade de vida dos pacientes e facilitando os processos de cura.

O Projeto ZENcancer surgiu a partir de uma inspiração da professora de Yoga e Mestre em Microbiologia, Luciana Lobo . Em maio de 2017, Luciana foi diagnosticada com câncer de mama, e tem se beneficiado das Práticas Complementares e Integrativas em seu tratamento médico. Lu Lobo, como é conhecida, se dedicou, então, a divulgar essas práticas e a criar um espaço de acolhimento, para  pessoas que recebem o diagnóstico. – É preciso acolher as células rebeldes  (já que elas desenvolvem comportamentos diferentes das normais) com tratamentos gentis e amorosos. O diagnóstico não é uma condenação, diz Luciana. – É uma pausa para repensar nossos hábitos e comportamentos, criando uma atmosfera mais propícia para uma vida saudável, só assim as células poderão se regenerar integralmente-conclui.

Luciana ensina Yoga Restaurativa para os participantes do projeto desde março de 2018. Elaacredita que através do relaxamento profundo, que as posturas proporcionam, o sistema imunológico dos pacientes oncológicos consegue se fortalecer.

O Projeto está conseguindo importantes adesões. Já se tornou uma matéria eletiva de Microbiologia da UFRJ, que tem o objetivo final de produzir Oficinas de Leitura de estórias, jogos, apresentação de vídeos e material didático para crianças que estejam passando pelo tratamento oncológico e mesmo crianças que não estejam nessa condição. O objetivo é estabelecer a consciência do universo celular. Através deste material, será ensinado como nosso organismo combate o câncer.

O Encontro ZENcancer contará com os seguintes palestrantes:

Sandro Neves, psicoterapeuta, neurocientista, fala sobre como gerenciar o estresse no recebimento do diagnóstico, como evitar que a ansiedade e o pensamento dificultem o tratamento e como tornar a mente uma aliada no processo de cura.

Sandro Prior, mastologista, fala sobre a Medicina integrativa que faz a abordagem integral do ser humano. É a busca do equilíbrio e bem estar, onde o paciente é o verdadeiro protagonista do seu processo.

A Analista Bioenergética, Instrutora e Terapeuta de Pranic Healling, Elizabeth Ribeiro, traz nessa palestra vivencial, técnicas favoráveis ao equilíbrio energético e ao bem estar do corpo físico, emocional, mental e espiritual para facilitar a recuperação  nos tratamentos oncológicos.

Mariza Farrel fisioterapeuta e educadora física, fala sobre a importância dos exercícios físicos na prevenção e manutenção da saúde. Serão abordados exercícios e sua classificação, grau de intensidade e as devidas combinações em pré,  durante e pós tratamento de pacientes com câncer de mama.

A Nutrição está diretamente relacionada com o surgimento de alguns tipos de câncer. Usar a Nutrição como um forte aliado para auxiliar, seja evitando a doença, seja tratando, durante ou após o tratamento, é a proposta da nutricionista Patricia Arraes especialista em Oncologia. Patricia fala sobre  a verdadeira ação de cada nutriente, no processo de recuperação do organismo.

Luciana Lobo, fala sobre Yoga Restaurativa e o processo de regeneração celular.

Além das palestras, serão ministradas oficinas de: Auriculoterapia, Massagem, Meditação, Pranic Healling e Yoga Restaurativa. O número de vagas é limitado e, por isso, será permitido 1 oficina por participante, sendo disponibilizado por ordem de chegada.

Quando:
Sábado, 6 de outubro de 2018
Horário:
9h às 17h