Carregando Eventos
  • Este evento já passou.
05/09 a 09/09

Retiro Yoga e Natureza no Matutu


Aprofundar sua prática de Yoga, unir-se à Natureza e compartilhar suas experiências com outros buscadores.

De 05 a 09 de setembro de 2018, teremos nosso DÉCIMO PRIMEIRO encontro YOGA E NATUREZA NO PATRIMÔNIO DO MATUTU. Nosso propósito é compartilhar, aprender e celebrar a vida neste lugar encantador. A prática de Yoga pode ser uma grande ferramenta para nos reconectar com nós mesmos e com o mundo à nossa volta. Sempre que podemos estar em um lugar com energia especial e com pessoas que buscam o mesmo bem estar e desenvolvimento do Ser, esta união se realiza.

Nosso tema este ano será:

A vida é dinâmica e impermanente, especialmente em nosso momento atual, onde a velocidade e instabilidade das coisas retiram nossos apoios e seguranças. Nunca a humanidade viveu com tanta volatilidade e o que pode apresentar mudanças rápidas e necessárias também pode trazer desequilíbrios difíceis de enfrentar.

O yoga, em sua essência, é a ciência do equilíbrio, mas em nosso dia a dia, é perceptível que este equilíbrio não é estático, pois não é possível parar o fluxo da vida para nos equilibrarmos. O que podemos fazer de mais próximo disso é ao atingirmos a estabilidade nas posturas em nossa prática, quando meditamos silenciando a mente, ou quando nos retirarmos como nesse caso para o Matutu. Mas temos que nos lembrar que parte do propósito destas práticas é de reorganizar nossas forças para para aplicá-las na vida.

Para fluir com a vida, é preciso com preender seu fluxo, perceber que existe uma contenção das margens, pois sem direcionamento o fluxo deixa de acontecer e a própria purificação depende deste fluxo.
Venha retirar-se conosco para aprofundar-se na prática do yoga e no contato com a natureza e assim harmonizar-se com o fluxo da vida!

Sobre os facilitadores

Renata Ventura iniciou seu caminho no Yoga há cerca de 20 anos, praticou vários estilos e formou-se em Iyengar Yoga com Kalidas Nuyken, é certificada pelo Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute nivel Sênior Intermediate II e teve a oportunidade de praticar com diversos professores inclusive em Puna, Índia, (RIMYI). É praticante de Bhakti yoga e terapeuta Ayurvédica. Sua maneira de ensinar é atenciosa, amorosa e precisa, levando seus alunos a desenvolverem o máximo de seus potenciais com discernimento e sabedoria. Atualmente leciona e coordena o Namaskara Estudio de Yoga ao lado de seu marido Mario Reinert.

Mario Reinert

Minha vocação para as artes se manifestou cedo, desde criança, meus cadernos, livros e apostilas eram recheadas de desenhos. Esta vocação me trouxe de Joinville para São Paulo e me levou para o universo da arquitetura, tornando-me arquiteto pela FAU-USP. Nunca trabalhei como arquiteto, mas por anos atuei como designer gráfico, como diretor de arte e de criação numa carreira promissora no mercado publicitário.

Minha busca pelo equilíbrio de corpo e mente também começou cedo, especialmente nas artes marciais. Pratiquei diversos estilos, destacando-se o Aikido, no qual cheguei à faixa preta e atuei como professor. Esta arte marcial busca essencialmente a harmonia de cada um para com o universo e foi uma bela escola para o início de um caminho.

Esse caminho fortaleceu-se com o Yoga (Ashtanga Vinyasa), o qual tomei contato inicialmente buscando a cura para uma tendinite pelo uso do computador (LER, DORT) no final de 1999. Rapidamente vi os sintomas desaparecerem e desde o primeiro dia de prática veio a certeza de que ali havia muito mais do que somente a saúde do corpo.

Em muitos anos de viajens à Índia tive a oportunidade de conhecer e praticar diferentes métodos e técnicas de auto-conhecimento e meditação. Venho compartilhando este conhecimento em nosso espaço com a intenção de tornar mais acessíveis estas ferramentas e trazer uma vida mais plena e feliz para as pessoas.

Em 2009 fui autorizado para ensinar o método enquanto Pattabhi Jois ainda estava vivo, mas me desliguei do instututo um ano depois, por não concordar com os caminhos que estavam sendo seguidos. Hoje continuo ensinando o método de forma adaptada e gradativa respeitando as particularidades de cada ser.

Na busca de aprofundar os estudos sobre meditação e suas implicações em nossas emoções fui também Certificado a ensinar o programa CULTIVATING EMOCIONAL BALANCE – CEB pelo SANTA BARBARA INSTITUTE FOR CONSCIOUSNESS STUDIES (USA/CALIFÓRNIA).

Hoje me dedico ao ensino consciente do Yoga e da Meditação dirigindo o Namaskara ao lado do meu amor Renata Ventura.

Quando:
De 5 a 9 de setembro
Website:
http://www.namaskara.com.br/sitenovo/eventos/matutu/