Carregando Eventos
16/03 a 12/01

Formação e Aprofundamento em Yoga e Vedānta 2019 com Bruno Jones e Leandro Castello Branco

Formação e Aprofundamento em Yoga e Vedānta 2019 com Bruno Jones e Leandro Castello Branco – início 16 e 17 de Março

Este curso é voltado para praticantes dedicados que desejam ampliar seu entendimento e bases no Yoga e Vedānta, assim como também para aqueles que, havendo despertado dentro de si o entusiasmo pela prática, desejam compreender mais profundamente e tornarem-se parte desta tradição. Filosofia, ética, meditação e a história do Yoga serão abordados de acordo com os ensinamentos da tradição Védica.

A parte prática e técnicas serão abordadas à partir da visão dos textos tradicionais do Haṭha Yoga.

Estágio

À partir de novembro de 2019 os alunos estarão num período de estágio supervisonado, onde será avaliado o desempenho ao ministrar aulas. O curso é certificado pela Aliança do Yoga e um certificado será emitido no final do curso caso o aluno tenha um desempenho satisfatório em todos os módulos. O aluno será, então, considerado instrutor de Yoga pela Aliança do Yoga, com direito a cadastro no site.

Ministrantes

Bruno Jones – professor de Yoga e Vedānta
É instrutor de Yoga e coordenador do Yogabhumi studio no Rio de Janeiro. Passou seis temporadas de estudos na Índia com Swāmi Dayānanda. Recebeu seu upanayanam (iniciação como Brahmane) no início de 2010. Tem como referência seus professores: Swāmi Dayānanda, Gloria Arieira e Pedro Kupfer, que trouxeram inspiração para o aprofundamento de seus estudos de Yoga, Vedānta e Sânscrito.

Leandro Castello Branco – professor de Yoga, Vedānta, Sânscrito e Canto de Mantras
É coordenador do Saraswati Studio de Yoga (RJ), pratica e estuda Yoga desde 2001. Morou seis meses na Índia em 2006 e desde então teve a oportunidade de viajar estudando Vedānta, Yoga e Meditação com diversos mestres como Swāmi Dayānanda Saraswati, S.S. o Dalai Lama e o mestre Zen Thich Nhat Hanh. No início de 2009 recebeu iniciação como Brahmane, através do ritual Védico tradicional “upanayanam“. Atualmente, estuda com a prof. Gloria Arieira no Rio de Janeiro.

Programa e conteúdo

As aulas serão ministradas em onze finais de semana no período de onze encontros, e seguirão o esquema abaixo (sujeito a alterações):

  • Vedānta – Tattvabodhaḥ, Nirvana Ṣaṭkam, Bhagavad Gītā e Yoga Sūtras.
  • Sânscrito – Pronúncia, regras gramaticais, vocabulário básico (āsanas).
  • Mantras – Definição, regras, stotrams, ślokas. Significado dos mantras mais usados na prática.
  • Āsanas (posturas) – Ajustes básicos, anatomia do āsana, ação das principais posturas, séries de posturas, organização da prática (iniciantes e avançados).
  • Simbolismo e cultura Védica – Contextualização (origens do Yoga); história, Yoga como meio de preparação da mente; estilo de vida; histórias e contos da mitologia hindu.
  • Anatomia e Biomecânica aplicasa ao Yoga (planos, eixos e movimentos de cada articulação) – Características das principais articulações (ombro, coluna, quadril e joelho); características da flexibilidade (reflexo nervoso de estiramento, de contração e de relaxamento); Contrações musculares (agonista, antagonista e sinergismo); biodinâmica; anatomia ligada aos āsanas.
  • Respiração (anatomia e dinâmica da aula)
  • Prāṇāyāma / Kriyās – Técnicas de expansão de energia vital, purificação interna e externa, como: nāḍiśodhana, viloma prāṇāyāma, agni sāra, kapalabhati, jala-netī e jīvadhauti.
  • Yoganidrā (sono profundo consciente do Yoga)
  • Meditação na tradição do Yoga
  • Yoga e Āyurveda
  • Progressão pedagógica – Estrutura da aula (aquecimento, parte principal, compensação, relaxamento); didática, estilo de ensino (voz de comando, visuais, ajustes).
  • Prática pessoal – Mínimo de 2 aulas por semana (total de 200h).

Horários

sábado: 9:00h às 18:00h
domingo: 9:00h às 17:00h
obs: teremos intervalo para o almoço!

Datas (sábado e domingo)

  • 16 e 17 de Março (início)
  • 27 e 28 de Abril
  • 18 e 19 de Maio
  • 8 e 9 de Junho
  • 20 e 21 de Julho​
  • 24 e 25 de Agosto
  • 21 e 22 de Setembro
  • 19 e 20 de Outubro​
  • 23 e 24 de Novembro
  • 14 e 15 de Dezembro
  • 11 e 12 de Janeiro (encerramento / 2020)

Professores convidados (à confirmar)

Patrick van Lammeren – professor de Vedānta, Simbolismo Védico, Sânscrito e Canto de Mantras
É discípulo da profª Gloria Arieira desde 2004 e faz parte da equipe do Centro de Estudos Vidyā Mandir, ministrando aulas de Vedānta, Mitologia Védica e Pūja. Viajou para a Índia em 2010 e para o Aśram Vidyā Gurukulaṃ nos EUA em 2011, aprimorando seus conhecimentos através da convivência com mestres como Swāmi Dayānanda Saraswati. Ministra palestras e cursos em diversos espaços no Rio e em outros estados.

Rui Afonso – professor de Yoga, Anatomia e Biomecânica
Mestre em Psicobiologia (UNIFESP, 2010); Doutorando em Neurociências pelo Instituto do Cérebro (Hospital Israelita Albert Einstein, SP); Pós-graduado em Atividade Física e Qualidade de Vida (UNICAMP, 2002); Pós-graduado em Fisiologia do Exercício (UNIFESP, 2004) e Pós-graduado em Medicina Comportamental (UNIFESP, 2006). Experiência com portadores de doenças neurológicas, psiquiátricas e ortopédicas utilizando Yoga e Meditação como forma de intervenção. Pesquisador na área de bem-estar, intervenções corpo-mente e práticas contemplativas (Yoga e Meditação).

Ana Paula Russo Schwantes – fisioterapeuta especialista em Āyurveda
Com experiências em Āyurveda há mais de 17 anos, vem trabalhando em espaços de referência como CIYMAM (espaço Marcia de Luca), Yoga Flow, Nīlakaṇṭha com acompanhamento terapêutico, avaliação e orientação sob a ótica do Āyurveda. Formou-se em fisioterapia pela UNICID (1998-2002), em Āyurveda pela Escola Yoga Brahma Vidyālaya ministrado pelo Dr. José Rugue (2005-2007) e Yoga pelo CIYMAM Yoga Teacher Training ministrado por Greta Hill e Marcia de Luca (2009). Fez o curso “cuidados com mulheres, gestantes e bebês”, ministrado pela Dra Bhāratī Lele – Diretora da Academia Internacional de Ayurveda, Pune – India (2011). Iniciou a Pós-Graduação em Bases de Medicina Integrativa pelo Albert Einstein (2013). Atualmente, também é coordenadora da equipe de Āyurveda da CASA JAMBŪ.

Valor

12 x R$ 580,00 (a CASA JAMBŪ concede 40% de desconto para quem desejar praticar as aulas de Yoga com o prof. Vicente Morisson). Observação: É necessário deixar TODOS os cheques pré-datados no momento da matrícula. Todos os módulos devem ser pagos, independente da frequência do aluno. Inclui: aulas e material didático.

Quando:
De 16 de março de 2019 a 12 de janeiro de 2020