Carregando Eventos
26/09 a 28/11

Filosofias da Índia com Guilherme Romano

Com mais de 7.000 anos de história, a Índia é um dos baluartes das civilizações antigas.

Conhecer as estruturas básicas do pensamento indiano é um mergulho na consciência humana, na própria força que nos anima a viver, na inteligência que nos leva à compreensão do mundo que nos abarca, acolhe e concede a vida.

Diferente das tradições ocidentais, as filosofias indianas ocupam-se não só das teorias sobre como funciona o mundo e de onde viemos, mas também de sistemas práticos de transformação e despertar. De uma forma geral, a Índia sempre teve uma única preocupação em mente: a auotorrealização, isto é: como tornar-se consciente de si e do mundo de modo a estar livre do sofrimento.

É claro que esta é uma proposta ousada e um caminho extenso, percorrido não de uma única maneira, mas sim por diversas vias.

Ao longo de 10 aulas apresentaremos essas formas originais e brilhantes de compreender o mundo, para que em contato com essa sabedoria, o aluno possa desenvolver formas próprias e novas de perceber-se no mundo e percorrer seus caminhos.

“O mundo é como você o vê. Se está insatisfeito com este mundo, troque as lentes dos óculos com os quais você o enxerga” – Baba Muktananda

Programa

Aula 1: Uma Introdução ao Universo Transcendente dos Iogues
Quais são as bases sobre as quais se funda o pensamento indiano? O que sua história tem a nos ensinar e que valores ancestrais podem despertar nosso interesse e reflexão? Para responder essas e outras questões, faremos um panorama histórico das culturas, escolas, pensamentos e pensadores da Índia desde a antiguidade até o período medieval.

Aula 2: Mimansa e o Mundo Védico.
Introdução às religiosidades práticas, ritualísticas e simbolismos bem como à sofisticação da lín-gua sânscrita que viabilizou o pensar mais profundo. Apresentação de conceitos como Rta, Dharma e o papel cósmico do homem no mundo

Aula 3: Samkhya, o pilar das ciências da consciência
Este é um dos sistemas mais antigos de pensamento e a base fundamental para boa parte das ideias de transcendência, psicologia e cosmologia presentes no Yoga, no Budismo, no Vedanta e demais escolas hindus. Trata dos elementos que compõe o mundo, e como podemos usar deste conhecimento para compreender quem somos e nos libertarmos do sofrimento.

Aula 4: O Yoga – método, estrada e arte
Exploraremos os aforismos de Patânjali em seu famoso “Yoga Sutras” Quais as responsabili-dades que um praticante de yoga? Quais as diferenciações entre métodos e escolas clássicas, que viam em cada tendência virtuosa humana, uma possível estrada para a iluminação.

Aula 5: Budismo, o caminho da perfeita compaixão
A história, os fundamentos e os diferentes ensinamentos do príncipe renunciante Sidarta Gautama, o Buda histórico, e suas repercussões filosóficas na Índia e em toda Ásia. Trataremos das ideias desse “príncipe mendigo” e do frescor de sua mensagem de transformação, lucidez, paz e compaixão.

Aula 6: Jainismo, a senda dos ascetas pacíficos
Nos mesmos tempos em que o Buddha ensinou seu Dharma, outro príncipe resolveu renun-ciar aos prazeres de sua posição para disseminar o grande caminho da paz e da não violência em relação a todos os seres como método para emancipação completa da consciência. Varamana Mahavira,

Aula 7: Vedanta, a ciência que dá vida e corpo ao divino
Nos momentos mais densos da chamada “idade das trevas” europeia, a Índia vivia um ver-dadeiro “iluminismo consciencial”, filosófico e comercial. Adi Shankaracharya, o grande organizador do sanathana Dharma, viabilizou o hinduísmo que conhecemos hoje.

Aula 8: Tantrismo e o reencantamento com o divino mundo em que vivemos
Nesta aula exploraremos os Tantras. Considerada a nova revelação espiritual da Índia após os Vedas e um dos movimentos de contracultura mais poderosas por sacralizar aspectos da relação do homem com o mundo, antes vistos como tabus.

Aula 9: O renascimento cultural e a revolução espiritual dos mestres
Trataremos da revolução espiritual dos mestres do oriente representados por personalidades como Sri Ramakrishna, Paramahansa Yogananda, Swami Rama, Lahiri Mahasaya, Ramana Mahars-hi, Anandamay Ma e tantos outros que deram novo vigor às práticas e filosofias indianas ao abrí-las para o mundo ocidental e para os discípulos não monásticos.

Aula 10: A consolidação de nossas próprias descobertas
Nesta aula de dialogaremos acerca dos conteúdos a fim de iniciar um trabalho sereno e pes-soal de síntese.

Docente

Guilherme Romano, Filósofo formado pela Universidade de São Paulo, professor de Raja Yoga, palestrante e autor do livro “A Eterna Dança Cósmica”. É um estudioso das filosofias da antiga Índia como o Samkhya e o Vedanta além de continuar seu aprendizado na Palas Athena.

Quando:
De 26 de setembro a 28 de novembro
Horário:
Quartas-feiras, das 14h30 às 16h30