Carregando Eventos
  • Este evento já passou.
08/11

Espetáculo OMKAR e celebração do Diwali

Na ocasião das celebrações do Diwali, Festival das luzes na Índia, o grupo Padmaa de dança clássica indiana fará uma apresentação única do Espetáculo OMKAR – Palavras de um corpo poético, no dia 8 de novembro, às 21 horas, no Teatro União Cultural Brasil Estados Unidos, em São Paulo. A celebração também contará com uma cerimônia tradicional e com a gastronômica típica indiana, vegana.

O Diwali ou festival das luzes é uma das celebrações mais importantes na Índia. Ocorre na noite mais escura de novembro, o dia da Lua Nova, marcando a transição entre a Lua Minguante para a Lua Crescente, significando a passagem das trevas para a luz. Essa luz, tão mencionada no festival, representa a consciência divina que habita em todos os corações. É por essa razão que todos os lares na Índia ficam iluminados pelas milhares de lamparinas acesas durante a noite. Se o dharma do fogo é gerar calor e luz, o nosso dharma é viver de acordo com essa consciência divina e criar uma realidade de felicidade e abundância, que é nossa verdadeira natureza. O Ser é pura consciência e ela é auto-luminosa.

Programação

19 às 20:30 – A gastronomia indiana vegana – Hall do teatro

A gastronomia será liderada pelo Chef indiano Dinesh Balakrishnan.
Será servido o tradicional Prato Diwali e snacks típicos.
Prato Diwali: biriani, samosa, kachori, muruku, curry, kofta, 1 doce e suco de limão com rosas (serve 1 pessoa).

20h – Puja tradicional

Hall do teatro
Todos estão convidados a participar de um ritual tradicional em celebração ao Diwali.
A cerimônia será oficiada por Arjuna Vallabha. Participe trazendo uma flor.

21h – Espetáculo: OMKAR – Palavras de um corpo poético – Auditório

Toda apresentação de dança clássica indiana é uma celebração e manifestação de luz e de vida. Desde sempre, essa arte serviu para inspirar e ser inspirada por aqueles que buscam nesse fazer, um meio de autoconhecimento e transformação pessoal. Esse é o propósito da Arte.

O Mito e o Ritual se mesclam no harmonioso estilo Odissi para dotar com saber, graça e força a dançarina – atriz. Uma das mais antigas formas de dança da Índia, o Odissi se originou em Orissa, terra dos templos e guarda, na sua ancestralidade, estreita ligação com o sagrado.

Nas tradições espirituais OMKAR é o som primordial, a forma do OM, a personificação da palavra pelo qual o conhecimento é captado pelo ouvido físico e pelo ouvido interno, no auditório do corpo e da mente, quando em dança e yoga. É dito que esse ‘som’ se manifesta naqueles que nutrem a disciplina da Arte, do Yoga e da Ciência. É por isso que na Índia mitológica é dito que Omkar, a personificação do poder da palavra, ganha expressão quando se manifesta e se expressa por meio de um corpo-mente, que dança e reza seus Mitos.

Nesse espetáculo celebramos a força motriz, que tudo anima, tal qual agente benéfico e natural que nos move para o melhor e em direção à Luz.

Grupo Padmaa

Criado em 2014, o Grupo Padmaa é um grupo de repertório que inclui trabalhos de peças clássicas e modernas, criadas por coreógrafos da tradição Odissi. O grupo está empenhado na difusão, produção e circulação de espetáculos de repertório, sob a direção de Silvana Duarte, no Estado de São Paulo e outras cidades Brasileiras.

Quando:
Quinta, 8 de novembro de 2018
Horário:
19h