Carregando Eventos
25/01 a 27/01

Cunha – Retiro O Jogo da Vida no Flor das Águas

Qual o seu grande desafio para 2019?

Em qual casa do jogo da vida você se encontra? Este é um convite para que participe, junto conosco, de uma jornada de transformação, autoconhecimento e imersão no grande jogo védico indiano Maha Lilah e a Jornada do Herói, de Joseph Campbell.

Para você se localizar, identificar os principais desafios, pontos de trabalho e se preparar para o ano de 2019.

Tudo isso de forma dinâmica, prazerosa e instigante em um ambiente acolhedor, inspirador e de natureza exuberante.

Sobre as Ferramentas

Maha Lilah conduzido por Nickson Gabriel no Espaço Flor das Águas

O MAHA LILAH

Todo processo de construção do retiro deu-se pela maestria deste jogo de tabuleiro através de uma série de sinais e eventos sincrônicos, observados e vivenciados na confiança de que o jogo poderia se manifestar por si próprio através da frequência milenar védica.

Estima-se que a origem do jogo védico seja anterior a 2000 anos. Originalmente o jogo era conhecido como Gyan Chaupad (jogo do conhecimento), mais tarde ficou conhecido como Maha Lilah (Grande Passatempo Divino).

Os Rishis (sábios indianos) oravam por um instrumento que pudesse facilitar a compreensão do mundo fenomenal e assim se retiraram em silêncio para a concepção do jogo. O jogo/oráculo é também um mapa para o jogador se localizar em
sua jornada, identificar seus papéis e principais pontos de trabalho revelados através de 72 aspectos da consciência.

A JORNADA DO HERÓI

O retiro é guiado por 12 arquétipos principais e suas relações com a Jornada do Herói. Joseph Campbell, um grande estudioso, dedicou-se a estudar todas as histórias, mitos e contos de diversos povos em diversas eras. Ele observou que havia uma síntese em comum nas histórias. 12 etapas que simbolizam o trânsito de um estado de consciência para um estado de consciência superior. E se essas etapas se manifestam em histórias e mitos de diferentes povos, trata-se de uma manifestação do inconsciente coletivo. Se está no inconsciente coletivo está dentro de você.

Facilitadores

Nickson Gabriel

Terapeuta especialista em Jogos de autoconhecimento. Facilitador do Jogo Indiano Maha Lilah e criador da metodologia de autoconhecimento “O Jogo da Vida”. Constelador, Teatroterapeuta e Contador de Histórias, atuou por mais de 4 anos como Gestor de projetos educacionais da Rede Supera. Atua fazendo pontes entre a psicologia profunda, jogos e espiritualidade prática. Atualmente como professor capacita psicólogos e terapeutas de diversas partes do Brasil e exterior para atuarem com Jogos no processo terapêutico.

Márcia Pontes

É terapeuta ocupacional graduada pela UFSCar, com especialização em Gerontologia (UFSC), Mestrado e Doutorado em Saúde Pública (USP). Foi Professora Adjunta da UFSCar, do Departamento de Terapia Ocupacional de 1993 a 2012. Tem atuação prática de 30 anos, junto a pessoas adultas e idosas. Em 1997 desenvolveu o recurso terapêutico denominado Teatro Espontâneo do Cotidiano – abordado em sua tese de doutorado – que visa tratar conflitos pessoais e grupais. Atendeu centenas de pessoas, além de oferecer cursos de formação, workshops, publicações e apresentações científicas, utilizando esse recurso. É autora de artigos científicos, docência e pesquisas na área de Gerontogeriatria e atividades expressivas.

Depoimento de uma participante:

Quando:
De 25 a 27 de janeiro de 2019