Carregando Eventos
02/03 a 05/03

Carnaval de Paz & Yoga no Matutu 2019

Carnaval de Paz & Yoga no Matutu

Pela segundo ano consecutivo, nos encontramos novamente neste lugar especial e mágico que é o Vale do Matutu, para um Carnaval cheio de Natureza, silêncio e conexão.

Práticas de Hatha Vinyasa Yoga, kryia jala neti (limpeza das narinas), pranayamas (exercícios respiratórios), meditação com Japamala (técnica da repetição de mantra), Oráculo Hindu Maha Lila (um jogo de auto-conhecimento), caminhadas meditativas, fogueira, trilhas, cachoeiras e muita natureza no Patrimônio do Matutu.

Sobre o Matutu

Matutu, na língua indígena dos antigos habitantes, significa Cabeceira Sagrada. Considerado um dos locais mais belos de Minas Gerais, o Matutu conserva muito da sua biodiversidade e recursos naturais intactos, graças também ao cuidado da comunidade local. Repleto de mirantes e cachoeiras, é um vale esplêndido, esculpido nas encostas da Serra do Papagaio, que por sua vez faz parte da cadeia de montanhas da Serra da Mantiqueira.

Está localizado no município de Aiuruoca e é considerado pela UNESCO como Zona Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Autêntico, expressivo e belo, o lugar costuma despertar em todos que o visitam um sentimento de pertencimento e familiaridade. Conhecer o vale quase sempre nos leva a uma surpreendente descoberta: o Matutu… existe!

A Pousada

Santuário natural, O Patrimônio está localizado aos pés da majestosa Serra do Papagaio, nas cabeceiras do vale do Matutu, lugar abençoado por águas puras, cristalinas.

Foi criado para acolher os que buscam conexão e sintonia com o sagrado na Natureza, permitindo que o silêncio, a beleza e o convívio com os elementos naturais ofereçam a pausa que nos torna mais próximos de nossa origem, da nossa tranquila essência.

Casa de hóspedes

Situada a 1400 m de altitude, a Casa de Hóspedes está assentada sobre a montanha como um pássaro a ensaiar um vôo por sobre o vale, oferecendo uma vista panorâmica deslumbrante. Ampla, aberta e iluminada, acolhe os elementos naturais ao seu redor e permite que a paisagem adentre seus ambientes suavemente. Sua iluminação a luz de velas cria um clima relaxante e romântico. A arquitetura da Casa une rusticidade com requinte, utilizando pedras e madeiras locais, grandes vidraças e fino acabamento em seus detalhes.

Professora Jussara Rodrigues Avinashi

Paulistana, jornalista e instrutora de yoga desde 2003, formada em Hatha Vinyasa Yoga (Aruna Yoga) e no yoga tradicional da Bihar School of Yoga em 2012, na Índia. Estudou e praticou yoga com professores de diferentes estilos e tradições, sempre se aprofundando na filosofia do yoga, frequentando conferências e cursos, no Brasil e no mundo. Em 2015 finalizou o Curso de Extensão Universitária de Anatomia aplicada ao Yoga, na UNIFESP/Escola Paulista de Medicina e desde 2015 estuda Vedanta (ensinamentos dos Vedas, os textos mais antigos da humanidade dedicados ao autoconhecimento) com o professor Jonas Masetti, no Vishva Vidya, seguindo a tradição do Vedanta ensinado pelo Swami Dayananda Saraswati. Tem experiência de 14 anos dando aulas em grandes academias da capital paulista, em empresas e nos últimos anos principalmente ministrando workshops, aulas em dois espaços terapêuticos em São Paulo, no Brooklin e Campo belo, Espaço Aura e Buddhi (veja em www.kedhara.com.br) além de dar aulas particulares individuais e para pequenos grupos. Faz parte da diretoria da Aliança do Yoga desde sua criação, em 2003 (www.aliancadoyoga.com.br).

Organizadora Catherine Von Buettner

Formada em Turismo pela Faculdade Senac, trabalhou muitos anos em agências até decidir seguir carreira solo, em 2009, elaborando roteiros personalizados e viagens de aventura. Praticante e aluna da professora Jussara, iniciou a parceria nos Encontros de Yoga em 2015, com a proposta de unir pessoas em busca autoconhecimento.

Como chegar

O Vale do Matutu fica em Aiuruoca – MG, a aproximadamente 413 km de São Paulo (5h30 a 6 horas de carro). As caronas serão combinadas próximas da nossa saída, para divisão das despesas.

O que está incluso

Estadia na Casa de Hóspedes – sem energia elétrica, tudo à luz de velas – com aulas de yoga e todas as atividades, incluindo todas as refeições vegetarianas: café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar. Não incluso o almoço de sábado, e incluso o almoço de terça.

** Há possibilidade de estadia até quarta-feira, sob consulta **

Quando:
2 a 5 de março de 2019