Está tudo bem em ser você mesmo!

Por Ana Paula Fantin*

O poder da auto-aceitação. Está tudo bem em ser você mesmo!

Com o tempo aprendemos que não há caminhos errados ou os famosos “ e se” da vida. Quando uma coisa tem que ser, ela é.

Por muito tempo eu me peguei pensando e vivendo uma vida de achar que eu estava sempre atrasada ou no lugar errado, não fluindo e me equivocando nos caminhos que tomava.

Muitas vezes e até hoje, quando minha mente vacila, eu me pego pensando que se eu tivesse tomado um outro rumo ou respondido um sim no lugar do não, e vice-versa, ou tivesse ido aquele encontro com tal pessoa quando eu estava dando o melhor de mim, mas não conseguia, as coisas seriam diferentes.

Estava eu lá, sempre vacilante com a minha cabeça me dizendo que eu poderia estar fazendo tudo diferente.

Mas o meu engano estava aí!

A vida segue da forma como tem de ser e exatamente cada passo dado é o que nos leva ao propósito maior da nossa vida. Nunca estamos atrasados ou adiantados para algo, estamos no tempo e no agora certos.

Infelizmente, muitas vezes fomos criados para pensar que devemos nos encaixar em algo, que devemos atender pessoas, estar disponível para tudo. E quando não estamos, até mesmo muitas vezes por forças alheias à nós, nossa insegurança nos faz pensar que deveríamos estar e que o fato de não estar causou a situação ruim que possivelmente tenha vindo a seguir.

Mas a verdade, penso eu, é que estamos sim no momento e da maneira certa que tem de ser. Sabe por quê?

Porque a vida também é, na maioria das vezes, feita de momentos “bons”. Momentos aqueles em que temos plena consciência de que fluímos com a vida e algo deu muito certo. Momentos aqueles em que falamos a palavra “certa” e nos aproximamos de alguém e fomos felizes. Momentos aqueles em que estávamos lá e fomos muito felizes nas situações.

Na verdade, não existe certo e errado, existe o “fluir”. Estar em consonância com a vida e alinhados com o ser que somos. O segredo, muitas vezes, é a nossa autoconfiança para reconhecer que somos e agimos com o nosso melhor. E o que tem de ser, sinceramente, é! Sinceramente, será! Se for de acordo com a sua energia e para o seu bem, as coisas acontecem.

O que identifico que aconteça e nos cause essa sensação de estar ou agir de maneira errada é a falta de segurança em nós mesmos. E também o fato de que nossa mente está acostumada a gravar de maneira traumática as coisas que não deram “certo”, porque, afinal, a dor marca mais do que a alegria, na maioria das vezes. Porque uma alegria vem, vivemos intensamente e quando ela passa, fica tudo bem, a paz se instala. Mas quando a tristeza vem, a nossa mente e a nossa alma sofrem, remoemos por semanas e isso fica como memória emocional negativa em nós.

Então, quando algo não sai como os nossos “conformes”, lá vamos nós pegar toda a nossa bagagenzinha emocional e jogar a culpa em nós mesmos. Aliás, isso explica tanta coisa!

Nessas horas eu nos desafio a dizer para nós mesmos: Está tudo bem em ser você!!

É seguro ser a gente mesmo e confiar nas nossas decisões, no nosso ser e estar.

Que possamos fluir com a vida e não nos precipitar diante às decisões e quando nos precipitarmos também, está tudo bem. São as ferramentas em nós que tínhamos para saber lidar naquele momento.

Existe beleza em ser você. Existe beleza em ser. Existe segurança em estar nesse universo lindo e maravilhoso que sempre arruma uma forma de nos mostrar que tudo está em seu devido lugar, mesmo quando não parece, mesmo quando dói dentro da gente.

Sempre estamos caminhando para um bem maior, em nós e no mundo.

*Sou viajante, escritora, praticante de yoga, amante da natureza, reikiana iniciada e apaixonada por tudo que envolva desenvolvimento pessoal e espiritualidade.

Uma vida baseada em uma frase: Conhece-te a ti mesmo.

“Parti em busca de um refúgio espiritual através de retiros, cursos, livros, terapias e meditação. No fim das contas, surpreendentemente, eu descobri que existia um refúgio no divino que habita dentro de mim.”

Instagram: fantinanapaula

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?