Essências florais para o despertar da gentileza

Por Valquiria Rita Geraldini*

ilustração: Amanda Mol.

E setembro chegou! Meu mês favorito repleto de comemorações: dia 21 é o Dia da Árvore, dia 23 é a entrada da Primavera, dia 24 celebramos o aniversário do médico inglês Edward Bach que criou o primeiro sistema de florais que surgiu no mundo conhecido como Florais de Bach sendo que nesta data comemoramos também o Dia do Terapeuta Floral e dia 25 comemoro mais um ano de vida!

E neste clima de celebrações e datas especiais, escrevi sobre um tema que eu gosto muito: a gentileza. Resgatar valores e atitudes humanas como a delicadeza, a gentileza, a amabilidade, a ternura e a cooperação podem ajudar a evitar mal entendidos e dissolver a agressividade.

Elaborei uma lista com 6 essências florais pertencentes ao Sistema dos Florais de Bach que podem auxiliar no despertar da gentileza e da simpatia apaziguando críticas, explosões e atitudes agressivas. Segue a lista:

– Beech: Indicado para a intolerância com os erros dos outros. São pessoas muito críticas e que se irritam com os hábitos e as falhas dos demais. Beech vai trazer a tolerância e a capacidade de ver o lado bom dos outros apesar dos seus defeitos.

– Impatiens: Indicado para a impaciência. Vai auxiliar aquelas pessoas que querem que tudo seja feito rapidamente, irritando-se com outras pessoas que são mais lentas. Muitas vezes preferem trabalhar sozinhas no seu próprio ritmo. Impatiens vai trazer paciência e menos precipitação nos pensamentos e ações, permitindo ser solidário e compreender aqueles que são mais lentos.

– Holly: Indicado para aqueles que apresentam sentimentos como ódio, inveja, ciúmes, vingança. Holly é a flor da abertura do coração para o amor, permitindo que possamos dar sem exigir nada em troca, tornando-nos pessoas amáveis e generosas.

– Vervain: Indicado para as pessoas que têm excesso de entusiasmo e euforia com princípios e idéias fixas e que por acharem que suas idéias estão certas, tentam convencer os demais da sua opinião. Podem ter insônia pela sua dificuldade de relaxar. Vervain vai ajudar para que a calma e a capacidade de relaxar sejam restauradas e que a pessoa defenda suas idéias, mas podendo também dar aos outros o direito de ter seus próprios pontos de vista. Uma visão mais ampla dos fatos da vida será desenvolvida.

– Vine: Indicado para as pessoas dominadoras, inflexíveis, autoritárias e que impõem as suas idéias. São dotadas de grande capacidade de liderança mas podem se tornar “ditadoras” no meio em que vivem. Vine vai auxiliar que estas pessoas sejam verdadeiros líderes, podendo incentivar e orientar os demais, mas sem imposição.

– Cherry Plum: É para aqueles que têm medo do descontrole mental e que receiam fazer algum mal a si mesmo ou a outra pessoa podendo manifestar súbitas explosões de raiva. Vai auxiliar também às pessoas que têm conflito de sentimentos. Cherry Plum traz clareza e controle mental, permitindo que a pessoa possa tomar atitudes racionais e com calma.

Os florais não possuem contra indicação e podem ser utilizados por pessoas de qualquer idade inclusive bebês. Podem ainda ser usados como coadjuvante com qualquer outro tratamento que seja necessário. São encontrados nas boas farmácias de homeopatia e manipulação do país. Normalmente são utilizadas tomando-se 4 gotas 4 vezes ao ao dia.

Um lindo mês de setembro para todos vocês!

*Valquiria Rita Geraldini é uma eterna otimista que acredita no lado bom das pessoas. Terapeuta Floral, Escritora, Instrutora em Visualização Criativa, Practitioner em Florais de Bach registrada no Bach Foundation da Inglaterra. Participou também do Programa de Formação em Terapia Floral pela Flower Essence Society (FES – Califórnia). Atende crianças, adolescentes e adultos. Realiza consultas online.

Contato: [email protected]
Site: www.harmoniaesaude.com

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?