A essência do Eneatipo 4

Por Thianne Martins*

Nesta série de textos e vídeos para o Nowmaste, Thianne Martins explica, um a um, os eneatipos e suas principais características… Este caminho de trabalho e aprofundamento no Eneagrama tem como maior motivação, fortalecer a porção saudável e iluminada de cada eneatipo, com foco na essência, acreditando que nossa luz pode iluminar nossas sombras e abrir os caminhos para nosso equilíbrio emocional e nos demais aspectos da vida.

“Por tanto amor
Por tanta emoção
A vida me fez assim…
Doce ou atroz
Manso ou feroz
Eu, caçador de mim”
Milton Nascimento

Como uma noite cheia de estrelas, daquelas que nos seduz e encanta pelo seu mistério e profundidade, o eneatipo 4 traz em si o profundo contato com a Origem, com o que há de mais sensível e delicado em nós, com as grandes verdades…

Os indivíduos do tipo 4 trazem em sua essência a virtude a Equanimidade, do equilíbrio emocional, com um olhar que percebe a beleza em cada pequena coisa da vida, com uma mente que silencia para dar lugar ao que vem do coração.

Com este olhar estético e artístico, os tipos 4 entregam-se ao êxtase da vida e trazem consigo, os talentos de perceber a profundidade do outro, o que está por trás das palavras, intuir a essência.

Em algum momento, na formação da sua personalidade, a pessoa do eneatipo 4 sentiu que talvez os outros não a compreendessem, que o mundo pode ser hostil e grosseiro… E começa então, a buscar aquilo que é diferente, que é original.

Nessa busca, quando se distancia da sua essência, o tipo 4 tenta encontrar nas emoções fortes a lembrança daquele êxtase… Porém, o que encontra são emoções intensas e que vão e vêm, como ondas em um mar revolto.

Assim, podem ter muitas tempestades emocionais, comparando-se aos outros e acreditando que todos têm algo que lhes falta…

O caminho de resgate do eneatipo 4 parte de acolher a si mesmo e sua profundidade, reconhecendo que não precisa ser diferente para ser aceito e amado… basta silenciar e aprofundar-se no seu coração, reconectando-se com usa origem divina.

E lá, desse profundo equilíbrio, pode colocar em palavras aquilo que só o coração entende, oferecendo sua arte em forma de serviço ao mundo.

A Thianne oferecerá o curso “Eneagrama para coaches e terapeutas”, a partir de 17 de janeiro, em São Paulo. Saiba mais clicando aqui.

*Thianne Martins trabalha com o despertar da sensibilidade humana, ajudando pessoas a equilibrar sua vida com a intensidade do mundo em rede.

Acredita que o novo mundo demanda uma nova forma de relação, baseada na delicadeza e que grandes transformações ocorrem e se sustentam a partir deste olhar.

É facilitadora e designer de processos de aprendizagem em grupos, coach e terapeuta, baseando seu trabalho na Psicologia Transpessoal – uma abordagem que considera os aspectos desafiadores e os aspectos saudáveis do ser humano e propõe estímulos para seu pleno florescimento, valorizando a expansão da consciência como caminho de autoconhecimento.

Utiliza também o Eneagrama – um sistema dinâmico de mapeamento da consciência; os processos conversacionais – Art of Hosting – para criar ambientes de confiança e as qualidades terapêuticas da arte através das mandalas.

Co-fundadora da cuidadoria, organização que tem como propósito transformar o mundo do trabalho pelas relações, desenvolvendo líderes evolutivos, que naveguem com maestria na complexidade e sejam atuantes na construção de uma cultura do cuidar.

Montanhista amadora, busca trazer ao seu cotidiano e trabalho a sabedoria e o potencial curativo da natureza.

“O terapeuta cuida. A natureza cura.” Jean-Ives Leloup

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?