A essência do Eneatipo 3

Por Thianne Martins*

Nesta série de textos e vídeos para o Nowmaste, Thianne Martins explica, um a um, os eneatipos e suas principais características… Este caminho de trabalho e aprofundamento no Eneagrama tem como maior motivação, fortalecer a porção saudável e iluminada de cada eneatipo, com foco na essência, acreditando que nossa luz pode iluminar nossas sombras e abrir os caminhos para nosso equilíbrio emocional e nos demais aspectos da vida.

“Algumas pessoas querem que algo aconteça, outras desejam que aconteça, outras fazem acontecer.” Michael Jordan

Um enorme brilho, realmente embevecedor! Grandeza e imponência que vêm de um forte senso de realização, combinados com a certeza profunda de que aquele que realiza está simplesmente fluindo, com tranquilidade interna, totalmente entregue as oportunidades trazidas pela vida.

As pessoas do eneatipo 3 trazem uma enorme qualidade de força e superação, visão de futuro e foco claro nos objetivos.

Líderes por natureza, os indivíduos do eneatipo 3 têm o talento de inspirar outras pessoas a favor de projetos, mobilizando a coletividade para a colaboração e trabalho em equipe.

A virtude da Veracidade ou Verdade, também entendida como honestidade, vem na essência do tipo 3. Saber-se que é amado e aceito simplesmente por ser quem é, assim como qualquer outro ser humano.

Emocionais por natureza, tem facilidade de entrar em contato com suas emoções…

Todo este poder de realização, combinado com seu perfil emocional, pode leva-lo a distorção da personalidade chamada de engano. Se o eneatipo 3 passa a acreditar que, para ser amado, ele precisa realizar e ter sucesso, vai colocar toda sua força neste sentido.

Como são perceptivos e flexíveis, os indivíduos do tipo 3 podem adaptar-se aos ambientes, vestindo máscaras sociais as mais diversas, para ser reconhecido e admirado, de acordo com os valores do meio onde se coloca.

Esse é um caminho que leva ao desequilíbrio, fazendo que o eneatipo 3 se perca da sua essência, moldando-se a todo momento e gastando uma energia imensa trabalhando para realizações que não condizem com seus valores mais profundos.

O resgate dos valores e do que é verdadeiramente, assumindo sua autenticidade, traz ao tipo 3 o reconhecimento de seu real valor por si mesmo, sem depender de aplausos dos outros.

Colocando-se no caminho de integração e equilíbrio, o tipo 3 transita facilmente pela vida, com a esperança em cada passo e a certeza de que um fluxo orientado por uma inteligência maior o conduz.

A Thianne oferecerá o curso “Eneagrama para coaches e terapeutas”, a partir de 17 de janeiro, em São Paulo. Saiba mais clicando aqui.

*Thianne Martins trabalha com o despertar da sensibilidade humana, ajudando pessoas a equilibrar sua vida com a intensidade do mundo em rede.

Acredita que o novo mundo demanda uma nova forma de relação, baseada na delicadeza e que grandes transformações ocorrem e se sustentam a partir deste olhar.

É facilitadora e designer de processos de aprendizagem em grupos, coach e terapeuta, baseando seu trabalho na Psicologia Transpessoal – uma abordagem que considera os aspectos desafiadores e os aspectos saudáveis do ser humano e propõe estímulos para seu pleno florescimento, valorizando a expansão da consciência como caminho de autoconhecimento.

Utiliza também o Eneagrama – um sistema dinâmico de mapeamento da consciência; os processos conversacionais – Art of Hosting – para criar ambientes de confiança e as qualidades terapêuticas da arte através das mandalas.

Co-fundadora da cuidadoria, organização que tem como propósito transformar o mundo do trabalho pelas relações, desenvolvendo líderes evolutivos, que naveguem com maestria na complexidade e sejam atuantes na construção de uma cultura do cuidar.

Montanhista amadora, busca trazer ao seu cotidiano e trabalho a sabedoria e o potencial curativo da natureza.

“O terapeuta cuida. A natureza cura.” Jean-Ives Leloup

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?