Lendo agora
Espiritualidade na prática: aprendendo moralidade – parte III

Espiritualidade na prática: aprendendo moralidade – parte III

Nowmastê

Por Luck*

Espiritualidade é um tema cada vez mais discutido no mundo atual. Independente de religião, pessoas buscam uma conexão maior energética, seja com a Natureza, com o cosmos, com seu Eu interior ou com Deus. Mas afinal, o que é espiritualidade na prática? (Este é o terceiro texto de uma sequência de artigos. Os demais, você pode ver nos links no final da página.)

Moralidade é o caminho religioso e espiritual que nos ensina como levar uma vida espiritual na prática, alinhando-nos com o Bem Maior e com a felicidade de todos os seres. Portanto, a intenção desses artigos é mostrar o quão simples pode ser nos espiritualizarmos, independente de qual seja a nossa religião, o nosso trabalho, a nossa família e tudo o que esteja ao nosso redor.

Ser espiritual não está distante de nós, em um templo ou uma igreja. Está aqui e agora, rodeando-nos a todo instante, assim como diz a Bíblia sobre Deus ser onipresente (que está presente em tudo). Cada pensamento e ação nossa é espiritual.

Vamos estudar hoje mais um preceito do caminho Budista, apenas pela facilidade das palavras. Mas sempre estaremos conectando o caminho a outras religiões.

Espiritualidade na prática

A terceira Moralidade: Não mentir.

Essa talvez seja a prática que mais fazemos todos os dias, sem nem mesmo perceber. Por mais que sejam “pequenas mentiras”, estamos a todos os momentos falando inverdades sobre o que fazemos e não fazemos, o que aconteceu e não aconteceu, e isso torna nossa vida menos verdadeira.

É primeiro interessante entender o conceito de Verdade. Verdade é aquilo que é indiscutível. Apenas é e sempre será. Verdade é aquilo que age em prol da vida e não contra ela. Age em prol do bem de todos os seres e não prejudicando a um ou a outro para existir. Portanto, o que temos de mais próximo de sinônimo da Verdade é Perfeição, ou Deus. E já que vimos anteriormente que Deus é onipresente, então a Verdade também é onipresente e sinônimo de Presença.

Tudo o que existe aqui e agora é a Verdade que está se passando sobre a vida. Mas temos a mania e a ilusão de achar que fugir do momento presente, fugir dos problemas, fugir do que realmente É vai nos trazer mais benefícios, vai nos deixar mais em paz. Mas, mesmo fugindo de um problema alguma vez na vida, o problema deixou de existir?

Pois bem, então, tudo que acontece em nossas vidas no momento presente é a Verdade. O passado já deixou de existir, por mais que seja uma Verdade, e agora se transformou em algo novo, que é o presente. O futuro ainda não existe, por mais que planejemos ele, e só existirá se agirmos da maneira certa no presente. Então, qual a única Verdade? O presente!

Isso nos faz parar para refletir e dar mais atenção às coisas que estão acontecendo AGORA. E nos tira da ilusão de que precisamos mentir a todo o tempo, às vezes até pra nós mesmos, quando prometemos “segunda-feira eu começo”, ou “amanhã eu faço”, ou “depois eu vejo”…

Para vivermos a Verdade e vivermos uma vida mais plena, temos que parar de mentir primeiro para nós mesmos. Deixar de criar ilusões só por elas serem confortáveis de viver e ouvir. Senão sempre viveremos na inverdade, que causa aquela velha sensação de vazio, tristeza, medo, angústia. Sendo que a Verdade está aqui para ser vivida, e podemos a todos os instantes percebê-la.

Coloque pequenos auto-desafios na sua vida para perceber a Verdade. Podem ser coisas como:

– Pedir mais ajuda de outras pessoas ao invés de falar que consegue fazer tudo sozinho por 7 dias
– Ficar em silêncio quando tiver vontade de contar alguma mentira, ou fofoca ou se justificar por algo por 7 dias
– Diminuir ou cortar a autocrítica por 7 dias
– Refletir sobre as inverdades que conto para mim mesmo no trabalho por 7 dias
– Agradecer continuamente e mentalmente pequenas coisas que acontecem em seu dia por 7 dias

Perceba que a Verdade já está aqui e agora, e com essas reflexões entenda que você não precisa da mentira ou da inverdade.

Se você quer ver uma lista mais detalhada e com mais exemplos de autodesafios, acesse: http://www.pandoragsa.com.br/autodesafios/

Espero que faça sentido essa prática para sua vida e, assim como o próprio Buda dizia, não acredite 100% no que eu digo: teste e experimente em sua vida o que faz sentido desses ensinamentos.

Gratidão, boas práticas e até o próximo ensinamento.

luck-foto*Luck é Master Coach e Trainer de Alta Performance da Pandora – Evolução Consciente. Empresário desde os 16 anos e estudioso dos caminhos espirituais, é bacharelado em Design Digital pela Universidade Anhanguera e pós-graduado em Psicologia Positiva e Coaching pela Universidade Monteiro Lobato em parceria com o Instituto Brasileiro de Coaching.

Site Pandora: http://www.pandoragsa.com.br

Site Quero Evoluir: http://www.queroevoluir.com.br

Facebook Quero Evoluir: http://www.facebook.com/PortalQueroEvoluir

Veja comentários

Deixe uma resposta

Vá para cima