Lendo agora
Entusiasmo – a força motriz da vida

Entusiasmo – a força motriz da vida

Anderson Alegro

Você já sentiu entusiasmo por alguma coisa? Pela sua prática de Yoga? Por uma pessoa? Por um projeto pessoal? Se já se sentiu entusiasmado, conhece o poder desse sentimento!

A palavra “entusiasmo” tem sua origem na mitologia de Dioniso, o deus grego que criou o vinho. Quando os devotos de Dioniso tomavam o vinho, sentiam-se conectados com seu deus e poderosos como ele. Era nesse momento que sentiam a chegada de Dioniso, que possuía cada devoto. Esse estado foi chamado de entusiasmo (en+theós). Em significa dentro e theós, deus. Assim, entusiasmo é o momento em que sentimos que um deus está dentro de nós, que somos co-participantes da divindade e criamos junto com os deuses.

Estar preenchido pelos deuses é um estado de poder. Quando estamos entusiasmados, nada nos parece impossível. Temos energia para criar, para modificar, para convencer os outros. Nada nos abate, nada nos detém. Sentimo-nos como deuses.

Colocar essa energia em nossos projetos faz com que eles se realizem. Quando estamos entusiasmados com algo somos criativos e aperfeiçoamos aquilo em que estamos trabalhando, somos capazes de perceber os pontos falhos e melhorá-los, sem desanimar. Pessoas entusiasmadas são pessoas que realizam seus sonhos!


Dicas para se entusiasmar:

  • Veja se seu projeto é bom para você e para aqueles que estiverem envolvidos. Nada que nos beneficie, mas prejudique outros, será motivo para entusiasmo. A mente humana não foi feita para buscar benefícios unilaterais.
  • Converse sobre seus projetos com pessoas otimistas. Elas podem colocar uma boa dose de entusiasmo em você. Evite falar com os pessimistas e com os medrosos.
  • Seja ousado. A ousadia, costuma trazer entusiasmo pelo que é novo e por possibilidades diferentes das atuais.
  • Pratique a respiração alternada (Nadi Shodhana) do Yoga. Essa respiração ajuda a manter o equilíbrio mental e emocional, eliminando a ansiedade, que mina o entusiasmo.
  • Pratique o Ardha Chandrásana. Essa posição aumenta os hormônios que nos dão autoconfiança e entusiasmo.

Nota do Nowmastê: Se você como eu se confundiu com o nome da postura da foto, entenda que no Iyengar Yoga, o Ardha Chandrásana é aquela postura lateral da lua crescente. Mas na Bihar School of Yoga, a escola do Anderson, é essa posição que está na foto do post. ;-)

Veja comentários (2)

Deixe uma resposta

Vá para cima