Lendo agora
Entenda o Mahashivaratri, dia de Shiva

Entenda o Mahashivaratri, dia de Shiva

Nowmastê

Todos os meses, o início da Lua Nova é chamada Shivaratri, a noite (ratri) de Shiva. E uma vez ao ano, no mês de fevereiro/março (magha), a celebração acontece durante um dia e uma noite inteiros e é chamada de Mahashivaratri (Em 2014 – dia 27 de fevereiro em 2016 – 7 de março).

Essa data é de orações, rituais, ascetismo e práticas espirituais. É quando novos sannyasis, renunciantes, são iniciados. Essas pessoas, a partir desse momento se propõem a viver somente suas buscas espirituais.

A festividade simboliza ainda a festa de casamento entre Shiva e Parvati, por isso, é tradição que as jovens solteiras roguem ao deus que lhes conceda um bom marido. Também seguem um rigoroso jejum durante o dia e a noite, em que se vela os templos e os lares. O jejum acaba com o consumo de frutas secas.

lord-shiva

Shiva, na tríade védica, é o Destruidor, Transformador, ao lado de Brahma, o Criador, e Vishnu, o Preservador.

Freqüentemente, encontramos imagens de Shiva em profunda meditação. Muitos se espantam ao vê-lo envolto em cobras e decorado com cinzas. Mas, trata-se de um símbolo muito forte, pois as cinzas são a última instância da matéria. Quando você incinera uma coisa, ela se transforma. Foi isso que Shiva fez com Kama, o desejo. Por isso, ele é o senhor da vida e da morte e é visto nos cemitérios e campos de cremação, como uma representação do yogi perfeito – ele venceu o desejo e a morte.

A cobra simboliza o ego, o ahankara, que para Ele não é um problema. Para Ele, o ego é um alankara, uma decoração para quem conhece o Eu real, ilimitado.

Os cabelos são compridos como os de um asceta, com um coque no alto da cabeça aparando o rio Ganges, que vem com grande força destruidora, para fazer com que esse mesmo rio saia mais tranquilo para abençoar os seres na Terra.

Shiva está dentro, fora e em todos os lugares. Ele é o poder da renovação que destrói a ignorância.

A sugestão do Nowmastê é o mantra Om Namah Shivaya, que ganha um grande poder nesse dia.

Vá para cima