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Duas playlists para ajudar sua prática diária de meditação

Duas playlists para ajudar sua prática diária de meditação

Patanga Cordeiro

A meditação é uma prática que, se adotada diariamente na sua vida, pode trazer grandes mudanças. Tentar exercícios diferentes podem te ajudar a evoluir e a conseguir ficar cada vez mais em um estado meditativo. Pensando nisso, elaborei duas playlists e algumas dicas de meditação baseadas nos ensinamentos do mestre espiritual Sri Chinmoy para incluir no dia a dia. 

São duas playlists de faixas de áudio para ajudar na meditação:

A primeira dura 17 minutos, começando com 3 minutos de respiração e concentração, 13 minutos de meditação e 1 minuto de gratidão. Depois disso, você pode também acrescentar 15 minutos de leitura, que explicarei adiante.

A segunda playlist dura 33 minutos, começando com 5 minutos de respiração e concentração, seguida de 27 minutos de meditação e 1 minuto de gratidão. Nesta série você pode completar com 20-30 minutos de leitura.

A seguir 5 passos para usar as playlists e algumas outras dicas para sua prática diária. Sente-se no seu local de meditação e aproveite!

1) Respiração e concentração (5 a 10 minutos)

Durante a primeira parte, você pode fazer um dos exercício de respiração ensinados pelo mestre espiritual Sri Chinmoy.

Enquanto Sri Chinmoy entoa o mantra AUM, inspire e expire normalmente de 3 a 5 vezes. Em seguida, inspire durante um AUM e expire durante o próximo AUM. O espaço de tempo entre cada AUM você usa para prender a respiração. Segue o exercício conforme ensinado pelo Mestre:

“Enquanto inspirar, em cada respiração tente repetir [mentalmente] ‘Supreme*’ sete vezes lentamente, e mais sete vezes enquanto expirar. Dentro de você há sete mundos superiores e sete mundos inferiores. Quando repetir ‘Supreme’ ao inspirar, sinta que está acessando os sete mundos superiores dentro de você. Uma vez alcançados os sete mundos superiores, sentirá um sólido poder. Quando expirar, pense nos sete mundos inferiores dentro de você e tente jogar a força dos mundos superiores dentro dos mundos inferiores. Acumule tudo nos mundos superiores e então, enquanto diz ‘Supreme’, ‘Supreme’, ‘Supreme’ ao expirar, entre nos mundos inferiores com paz, luz e bem-aventurança, para purificá-los.”

*’Supreme’ significa Supremo em inglês, um nome de Deus. Você também pode usar Aum ou Senhor ou Deus.

2) Meditação (13 a 30 minutos)

O próximo exercício é a parte principal da rotina. Durante a música de flauta ou esraj

Meditação é identificação. Você tentará se tornar um com o céu. A sua mente diz que vocês são coisas separadas — por isso não vamos meditar na mente. O seu coração é o instrumento correto para se identificar com algo. Identificação é o sentimento de você ser a própria coisa com que se identificou. Você sentirá que é o céu, o vasto e ilimitado céu.

A descrição do exercício, de acordo com os ensinamentos de Sri Chinmoy é a seguinte:

“Mantenha os olhos semiabertos e imagine o vasto céu. No começo, tente sentir que o céu está diante de você. Mais tarde, tente sentir que você é tão vasto quanto o céu ou que é o próprio vasto céu. Depois de alguns minutos, feche os olhos e tente ver e sentir o céu dentro do seu coração. Sinta que você é o coração universal, e que dentro de si mesmo está o céu no qual meditou e com o qual se identificou. O seu coração espiritual é infinitamente mais vasto do que o céu. Portanto, você pode facilmente abrigar o firmamento dentro de si.” 

Aqui você encontra outros exercícios de meditação e concentração que também recomendo, depois que fizer esse por algumas semanas.

3) Finalizando o exercício e começando o seu dia: gratidão (1 minuto) 

Após o exercício de meditação há a terceira faixa, de um só minuto com um xilofone. Ela é um lembrete para você oferecer gratidão. Gratidão por ter essa vida, gratidão por estar buscando algo maior, gratidão por ter tido uma boa ou má meditação (agora não importa mais como foi – é só agradecer), gratidão por tudo. A gratidão é capaz de transformar a sua vida. 

Sri Chinmoy explica como podemos melhorar nossa meditação matinal:

“A cada manhã, você precisa oferecer a sua gratidão a Deus, por ter despertado a sua consciência enquanto os outros ainda estão dormindo e por todas as bênçãos infinitas Dele para você. Se oferecer só um pouquinho da sua gratidão, você sentirá a Compaixão de Deus. Sentindo a Sua Compaixão, tente oferecer a si mesmo. Diga: ‘Tentarei agradá-Lo apenas à Sua maneira. Até agora pedi que Você me satisfizesse à minha maneira, dando-me isto ou aquilo para me fazer feliz. Mas hoje estou pedindo a capacidade de agradá-Lo à Sua própria maneira’. Se puder afirmar isso com sinceridade, automaticamente a sua meditação matinal será melhor. ” 

4) Leitura (15 a 30+ minutos)

Depois da sua meditação a minha dica é ler um livro escrito por um mestre realizado ou, pelo menos, um buscador muito, muito avançado. Sugerimos 30 minutos como ideal, mas 15 ou 20 minutos já é muito bom. Assim não só o seu coração, que pratica a meditação, mas também a sua mente, através da leitura, pode receber uma luz mais elevada. Se quiser, aproveite a música para marcar o tempo também.

5) Esportes (20 a 30+ minutos)

Para ter um início de dia perfeito, pratique 20-30 minutos de exercício físico (corrida, natação, etc) para trazer luz interior e dinamismo e pureza exteriores para o seu corpo também. Não é só o coração e a mente que necessitam de nutrição espiritual – o corpo também precisa.

Playlist curta aqui.

Playlist longa aqui.

 

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