Lendo agora
Dizer sim ou dizer não, eis a questão!

Dizer sim ou dizer não, eis a questão!

Avatar

Por Daniela Vianello*

b10f30d980081ccad4cc870b8524da70

Quantas vezes nos pegamos dizendo “sim” quando queremos dizer “não”? Passamos por cima da nossa vontade para agradar os outros ou para mantermos o papel de “bonzinhos”.

Sim, temos o direito de dizer “não” para o que pode nos fazer mal ou nos deixar contrariado: padrões e comportamentos que não nos servem mais, pessoas que sugam nossa energia ou atrapalham nossa expressão, solicitações que não queremos atender naquele momento, crenças que não fazem mais sentido, etc. …

Parece fácil, mas é uma tarefa difícil. Dizer “não” requer bom senso, disciplina, coragem, auto responsabilidade. Requer maturidade para bancar nossa escolha. Um “não”, muito provavelmente, vai gerar uma reação de desconforto e cara feia. Nessa hora, é importante nos mantermos firmes à nossa decisão e seguirmos em frente. Essa atitude, além de nos fazer sentir fortes, cria em nós – e nos outros – um senso de valorização, de respeito.

Um “não” dito quando necessário, significa que escolhemos ficar do nosso lado. E isso não tem nada a ver com negatividade, rebeldia ou egoísmo; isso tem a ver com reconhecer e estabelecer limites, manter nossa autoestima em ordem. Tem a ver com abrir espaço para dizer um belo “sim” quando estivermos dispostos, de verdade, aquele “sim” que abre portas, que cria oportunidades, que traz benefícios para nossa vida e para a vida dos outros.

Ah! É importante lembrar que ao nos darmos o direito de dizer “não” à certas pessoas e situações, concordamos em ser mais compreensivos com os “nãos” que receberemos dos outros e da Vida. Isso faz sentido….

Termino com uma frase de Mahatma Gandhi, líder pacifista indiano, para reflexão: “Um “não” proferido da mais profunda convicção é melhor do que um “sim” proferido meramente para agradar, ou pior, para evitar problemas.”.

Daniela Vianello

*Daniela é buscadora. Coach de Saúde Integrativa pela IIN/NY, pratica Yoga, estudou Metafísica e Física Quântica, Alimentação Consciente, Mandalas, Leitura de Cartas e é Reikiana. Adora escrever e explorar o universo do comportamento humano. Contato: [email protected]

Veja comentários (6)

Deixe uma resposta

Vá para cima