Dicas para praticar Yoga em casa

Por Jakeline Mejorado*

Já sabemos bem dos benefícios que o Yoga pode nos proporcionar. A própria medicina mostra as evidências sobre isso e cresce o espaço na mídia em propagar o ganho que a prática oferece em termos de qualidade de vida.

Mas a grande questão é: como inserir no dia a dia uma vivência de yoga numa época cada vez mais atribulada de atividades, pendências, compromissos e tudo mais?

A proposta é a de despertar possibilidades… descomplicar, facilitar, “dar o start” para ter a prática do yoga em seu dia a dia.

Veja abaixo algumas dicas:

Observe: são sugestões, não um manual.

1. Não tenha expectativas

A maioria das vezes não conseguimos iniciar uma prática em casa pois a idealizamos demais. Imaginamos que devemos praticar por uma hora , executar com perfeição as técnicas ou repetir a aula tal e qual aprendemos com instrutores. Na verdade, a importância e efeito está em mantermos frequência na prática. Para tanto devemos iniciar com o tempo que for possível e com técnicas que dominamos, “básicas” ou “avançadas”. Yoga é um caminho, é dia após dia. É principalmente atitude, presença, auto-observação, posse e responsabilidade em ações e pensamentos enquanto praticamos.

2. Proponha-se a Meditar

Reserve um tempo para se distanciar do mental viciado, compulsivo por pensamentos e condicionado. Procure perceber-se, meditar, se afastar do rodamoinho causado pelo furacão que nos mantêm adormecidos de nós mesmos. Comece nem que seja com um minuto, uma vez ao dia. Após alguns dias, passe para 5 minutos e vá aumentando conforme você sinta que é possível. Determine local, hora do dia, mas seja flexível também.

Ex: Acorde, tome banho, faça alguns asanas e sente-se para meditar.

Aqui, a frequência e a constância são mais importante do que a duração da prática. Tenha como objetivo meditar ao acordar e antes de dormir. Silenciar para poder ascender ao universo interior, entrar em contato com si mesmo e renovar. De acordo com nossa essência e não pelo condicionamento social.

3. Escolha um espaço

Não é tão fácil conseguir um ambiente amplo, cheio de colchonetes, silencioso e com uma iluminação adequada em casa. Mas não se preocupe, não é o essencial. Ter um canto, mesmo aquele que você tenha que arrastar um móvel para abrir um espaço suficiente para um mat (mas que seja sempre o mesmo), facilita para ter disciplina.

Observe: É interessante adquirir um mat, além de amortecer seu corpo contra o solo, funciona como um ambiente móvel para praticar em parques, viagens, praia…

4. Avance gradualmente

Inicie com asanas (posturas) mais simples, para ir dominando a técnica de forma gradual e poder avançar sem risco de causar lesões e evitar o desânimo por não conseguir executar as mais difíceis.

Tenha sequências da prática pronta e treine por algumas semanas antes de iniciar nova sequência.

Observe:  há posturas contra indicadas para problemas de saúde como Hipertensão Arterial, glaucoma, problemas na coluna, artroses… Tenha um instrutor capacitado para te orientar neste sentido e propor adaptações.

5. Posturas

Determine um tempo para cada Asana.

6. Pranayama**

Pense em praticar um tipo de pranayama especifico por mês, para sentir efeitos, interiorizar a técnica, sentir qual pranayama você prefere.

**Técnicas respiratórias praticadas no Yoga. Alterando voluntariamente a respiração, conseguimos alterar nosso estado mental e energético. No yoga Prana é a energia vital.

Pense que, no Yoga, a constância é fundamental, é preciso praticar para trilhar o caminho, que é o da libertação. Yoga é uma filosofia de vida prática, não se avança somente com teorias.

foto (1)

*Jakeline Mejorado é formada em Jornalismo pela Fundação Cásper Líbero, vegetariana há 10 anos e artista plástica especializada em mandalas nas horas vagas. Iniciou sua jornada no Yoga há 12 anos, com o intuito de harmonizar corpo mente e espírito. É instrutora certificada de Hatha Yoga e tem um blog, o www.yoganapratica.com.br onde divide ideias e dicas para que o yoga não fique só na teoria.

10 Comentários

  1. Luciene Stefano diz:

    Adorei Jake!!! boas dicas!!!

  2. É isso aí Jack, boa sorte na sua empreitada!

  3. Boa, boa, boa ; ) saudades !!

  4. Adorei as dicas, valeu!!!

  5. Muito Bom! Adorei!

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?