Lendo agora
Dia 2 de fevereiro é o “Dia de Iemanjá”

Dia 2 de fevereiro é o “Dia de Iemanjá”

Nowmastê

Via Wanderlust

IemanjáIemanjá para alguns, Nossa Senhora dos Navegantes para outros. O nome não importa. A ideia é homenagear, em 2 de fevereiro, a rainha das águas, seja pela cultura afro ou pela religião católica. Milhares de pessoas são esperadas nesta terça-feira para os festejos em homenagem a ela. As oferendas à rainha do mar, especialmente as flores, já começaram a ser entregues na noite de segunda-feira.

Em Salvador, fiéis, admiradores e turistas lotam a orla do bairro do Rio vermelho com a intenção de homenagear Iemanjá e ofertar-lhe lembranças. Os moradores da cidade pedem que não sejam atirados ao mar mar perfumes ou outros presentes que não sejam biodegradáveis, para evitar a poluição do oceano.

No Rio de Janeiro, o 2 de fevereiro será comemorado com um cortejo pelas ruas da cidade e um passeio pelas águas da Baía de Guanabara.

Já em Porto Alegre, centenas de milhares de devotos de Nossa Senhora dos Navegantes demonstram nas ruas sua fé na padroeira da Capital gaúcha.

Iemanjá (Yemanjá), a Rainha do Mar, é exaltada por negros e brancos. Iemanjá, possui vários nomes: sereia do mar, princesa do mar, rainha do mar, Inaé, Mucunã, Dandalunda, Janaína, Marabô, Princesa de Aiocá, Sereia, Maria, Dona Iemanjá; dependendo de cada região, mas sua origem viria da África.

Mas a Iemanjá brasileira é resultado da miscigenação de elementos europeus, ameríndios e africanos, dizem estudiosos. A denominação Janaína, por exemplo, criada durante a escravidão, foi a maneira mais branda de “sincretismo” encontrada pelos negros para a perpetuação de seus cultos tradicionais sem a intervenção de seus senhores, que consideravam inadmissíveis tais “manifestações pagãs” em suas propriedades.

No Paralelismo com a Igreja Católica, Iemanjá é Nossa Senhora de Candeias, Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Piedade.

ORAÇÃO DE YEMANJÁ

Odoiá, Odoiá, Iemanjá
Rainha das Ondas, sereia do mar.
Como é belo seu canto, senhora!
Quem escuta chora, mãe das águas,
do oceano, soberana das águas.
Dê-me sucesso, progresso e vitória.
Abra meus caminhos no amor e cuide de mim.
Que as águas sagradas do oceano lavem minha alma e meu ser.
Abençõe, mãe, minha família e meus amigos.
Permita que o amor seja nossa maior fonte de energia.
Sou suas águas, suas ondas, e a senhora cuida dos meus caminhos.
Iemanjá, em seu poder eu confio.
Obrigada mãe Iemanjá.
Por tua força, por tua vida, por teu infinito amor.

FAÇA O SEU RITUAL PARA IEMANJÁ EM CASA
* Acenda uma vela azul claro
* Imagine-se numa bela praia e dê 7 passos adentro fazendo seus pedidos
* Saia do “mar”, de costas, batendo palmas para saudar a Rainha do Mar

Veja comentários

Deixe uma resposta

Vá para cima