Lendo agora
Desafio Meat Free Monday – Segunda Sem Carne no Brasil

Desafio Meat Free Monday – Segunda Sem Carne no Brasil

Avatar

Quando teve acesso ao relatório da ONU de 2006 – “O lado sombrio da criação dos animais” – Paul McCartney ficou chocado em saber que a indústria da carne contribui mais para as transformações climáticas que todas as indústrias de transporte juntas.

Conversando com autoridades ele percebeu que uma forma de ajudar seria tirar a carne um dia por semana do prato, o que contribuiria significativamente para um planeta mais saudável. Em 2009 ele e sua família criaram na Inglaterra o movimento Meat Free Monday – Segunda Sem Carne.

Aqui no Brasil o movimento foi adotado por redes de escolas, organizações, personalidades e até por restaurantes.

É interessante entender o porque desse chamado tão importante. Veja alguns dados extraídos de pesquisas recentes, realizadas por instituições respeitadas e citadas no livro de receitas do movimento.

«Entre 1961 e 2007 a população mundial aumentou 2,2 vezes enquanto o consumo de carne quadruplicou.»

«Para produzir um hambúrguer de 147g são necessários 2.400 litros de água, o que equivale a umbanho de chuveiro de 4 horas.»

«Se a pesca inofensiva não se reduzir, já em 2048  não teremos mais peixes.»

«50g de carne processada por dia aumenta o risco de doenças coronárias em 42% e de diabetes em 19%.»

«Se deixarmos de consumir carne e seus derivados ao menos um dia por semana, substituindo-os por verduras e legumes, a emissão anual individual de poluentes diminuiria o equivalente à emissão de um carro numa viagem de 1.800 km.»

«O metano é produzido pela fermentação entérica, o arroto e os gases intestinais das vacas, ovelhas e cabras. É  21 vezes mais potente que o CO2 e permanece na atmosfera por 9 a 14 anos.»

«O dióxido nitroso é produzido pelo estrume dos animais, principalmente dos porcos é 310 x mais potente que o CO2 e permanece na atomosfera por até 114 anos.»

Diria no mínimo que esse movimento do bem pode e deve crescer! Foi pensando nisso que em 07 de dezembro de 2014 o site Alimento e Você iniciou o Desafio Meat Free Monday – Segunda Sem Carne no Brasil.

foto

No livro de receitas Meat Free Monday – Segunda Sem Carne as 52 semanas do ano são divididas nas 4 estações e, a cada semana receitas para as 6 refeições da segunda sem carne: café da manhã, almoço para viagem, acompanhamento, almoço, jantar e sobremesa.

O Meat Free Monday postou lá da Inglaterra uma matéria quando o desafio foi iniciado: “Promover Meat Free Monday em “seu canto do mundo” é pouco no contexto geral, diz ela, mas ela espera ajude que as pessoas ao seu redor verem o meio ambiente e a si mesmas de uma forma diferente.

http://www.meatfreemondays.com/cook-recipes-mfm-cookbook-year/

Brazil-Supporter-story-in-story (1)

52 semanas depois – Missão cumprida e pratos devorados!

Janaina Fernandes Favato se deu o desafio e cozinhou todas as 312 receitas do livro Meat Free Monday.

Janaina Favato

Veja aqui a matéria publicada pelo Meat Free Monday sobre o Desafio Meat Free Monday Brasil

Confira todas as receitas no blog: www.alimentoevoce.com.br.

“É uma forma de se inspirar com receitas sem carne, de experimentar novos horizontes e acima de tudo de praticar consciência com seu corpo e com o mundo.”

Vem também pro Desafio Meat Free Monday – Segunda Sem Carne no Brasil!

‘Meat Free Monday’ and the Meat Free Monday logo are registered trademarks and  their use here is not deemed to indicate any affiliation or endorsement of any third party  or their products, services or opinions by the Meat Free Monday campaign.

Veja o comentário

Deixe uma resposta

Vá para cima