Lendo agora
Desafie seu corpo – Ásana – procedimento orgânico do Yoga

Desafie seu corpo – Ásana – procedimento orgânico do Yoga

Avatar

Por Claudia Faria*

Os ásanas são posições de atuação psicofísica.

A prática dos ásanas desenvolvem uma musculatura mais forte e flexível. Ossos, tendões e articulações mais resistentes, bem como o massageamento de órgãos internos e o equilíbrio das funções de diversas glândulas internas.

Para entender melhor vamos diferenciá-los de exercícios físicos. Existem muitas diferenças entre o ásana e a ginástica.

Fazendo um resumo simples e básico, uma grande diferença é o simples fato de como você os vivenciam. Quando você faz exercícios físicos, a maioria das vezes, você se ocupa com uma outra atividade, assiste televisão, folheia uma revista, confere sua fanpage, checa sua caixa de email, ou seja, deixa sua consciência ausente. Agora, para executar um ásana, mesmo que queira, é impossível praticá-lo fazendo outra atividade. É necessário o envolvimento por completo do praticante, com a máxima atenção possível na posição, movimento, na respiração e na descontração de todo organismo.

Tem dúvida? Experimente você mesmo. Pare agora essa leitura, levante-se, alinhe seus pés deixando o esquerdo à frente do direito a ponto que o calcanhar toque o dedo maior do pé direito, una as palmas das mãos a frente do tórax, feche os olhos e elimine qualquer oscilação do corpo, deixando o firme e imóvel?

Conseguiu? Agora tente ficar um minuto assim!

Os ásanas são executados com permanência e não repetição, dessa forma ele consegue dar um estímulo nervoso para contrair e soltar as fibras musculares. As contrações musculares proporcionadas pelos ásanas são isométricas. Todas as fibras musculares são estimuladas mas sem perder a função ou tornarem-se encurtadas, muito pelo contrário.

A contração estática ou isométrica estimula todas as fibras nervosas e musculares. O músculo desenvolve tensão, mas não há alteração em seu comprimento externo ou no ângulo da articulação em que esse músculo age. Estudos mostram que essa contração acarreta em um maior acúmulo sanguíneo no músculo, disponibilizando mais nutrientes.

Na contração isométrica, ocorre também um maior recrutamento das unidades motoras gerando assim mais força e resistência, a prática de ásana é tão intensa que proporciona aos músculos diferentes níveis de tensão. São estimuladas tanto as fibras de contração lenta, caracterizadas por fibras de resistência, quanto as fibras de contração rápida, que são caracterizadas por fibras de força e isso influi no rendimento e no resultado obtido, pois se os dois tipos de fibras forem estimuladas melhores ganhos serão obtidos.

Da mesma forma que nos músculos, os ásanas realizam compressão e descompressão nos órgãos internos, melhorando e equilibrando seu funcionamento. Auxilia no domínio e controle respiratório e também na correção dos desvios de coluna.

Saindo um pouco dos benefícios físicos que os ásanas proporcionam, eles também são importantíssimos para uma reeducação emocional e psíquica. As técnicas apesar de simples são extremamente desafiadoras, recrutando a presença da sua consciência e atitude.

O Yôga Adventure coloca você todo tempo em desafio, através das técnicas como os ásanas, aumentando as percepções do seu comportamento em situações de dificuldade. No treinamento das técnicas, você tem a capacidade de verificar suas reações perante o “impossível”, diante de um confronto entre sua capacidade e sua determinação. Simulando situações que você encontra em um mundo outdoor, ou até mesmo em seu trabalho, em seu treinamento, em seu dia-a-dia.

Com essa aventura dentro de si, você reconhece seus limites e aprende a hora exata de amplia-lo ou retornar.  É preciso saber a hora de parar, isso não é desistência e sim um respeito a si próprio, ao seu corpo, a suas emoções e a sua mente.

Quando você não respeita e busca a superação através de uma imposição você se agride e a consequência disso pode surgir algo indesejado, como uma lesão, que comprometerá todas as horas e dedicação do seu treinamento.

Quantos atletas se lesionam alguns dias antes do campeonato!

*Claudia Faria é idealizadora do Yôga Adventure, formada pela Primeira Universidade de Yôga do Brasil, pela Faculdades Integradas Coração de Jesus – FAINC, pela Faculdade Belas Artes de São Paulo; e é médica veterinária formada pela Universidade Anhembi Morumbi

Contato: Tel: (11) 970381918

Email: [email protected]

Site: www.yogaadventure.com.br

Veja comentários

Deixe uma resposta

Vá para cima