Denis Karenkin – Professor de Yoga

Um pouquinho sobre os professores que inspiram.

Aqui o Denis Karenkin, um velho conhecido, colaborador (veja aqui seu texto Como escolher um curso de formação para professor de Yoga) e parceiro do Nowmastê. Nascido na Rússia, antes de se estabelecer em Vitória, Espírito Santo, ele viveu em Nova York. A sua jornada no Yoga é longa e hoje ele ensina Yoga, gongo e também Mindfulness.

Quem é Denis Karenkin?

Nasci na Russia, mudei para os EUA com 20 e poucos anos e morei lá por 13 anos. Foi onde conheci o Yoga. E desde 2011 moro no Brasil.

O que te levou ao Yoga?

Comprei meu primeiro livro de Yoga – Light on Yoga, do BKS Iyengar – em 1996, mas fiz primeira aula em 2003 – demorei um pouco ;-). Quando vi no livro as fotos do Iyengar fazendo asanas, algo por dentro mexeu comigo; sabia que “essa coisa” ía fazer parte da minha vida em algum momento.

O que te fez ficar?

Quando morei em NY tive oportunidade de experimentar vários estilos de Yoga, mas a que mais mexeu comigo foi a Kundalini Yoga. Cheguei a me formar como professor em 2009. Acho que foi a respiração do Yoga – os pranayamas – que sempre foram um ponto alto para mim e me faziam voltar a praticar.

Você tem uma postura preferida? Por quê?

Como não sou muito flexível, não tenho uma postura específica preferida, e como hoje em dia pratico e ensino a Vinyasa – que é um estilo dinâmico, muitas vezes, exploro as posturas clássicas de Hatha Yoga no contexto de Vinyasa – sincronizando o movimento e a respiração. Essa conexão entre movimento, respiração consiente e atenção no que estou fazendo pode ser a minha “postura preferida”.

Onde se formou e há quanto tempo?

2009 – Kundlini Yoga e Meditacao
2010 – Yoga para Crianca (metodo Asana Alphabet)
2015 – Yin Yoga (com Josh Summers)
2017 – Hatha Vinyasa (com J. Brown)

Qual o seu estilo de Yoga?

Hoje em dia eu consigo adaptar aulas para as necessidades e atitudes dos meus alunos. Misturo Vinyasa com Yin e com movimentos psicossomáticos. Como tambem trabalho com Gongo e taças tibetanas, gosto de incluir som na hora de Savasana.

Onde você ensina?

Além do workshop de Yoga do Som, que ja levei para várias cidades do Brasil, facilito curso introdutório de Mindfulness – Atenção Plena e dou aulas semanais de Yoga na Casa Rosa em Vitória, Espirito Santo.

Quem quiser saber um pouco mais sobre você procura onde?

www.dkarenkinyoga.com

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?