Deni Galdeano – Professor de Yoga

Um pouquinho sobre os professores que nos inspiram. Conheça aqui o Deni Galdeano.

Quem é o Deni Galdeano?

Deni Galdeano (Denival Soares Galdeano), atualmente, é professor de Yoga e de Anatomia, pai de Luara e Hari. Nasceu em 15 de setembro de 1973 na cidade de São Paulo, filho de pai operário e mãe costureira católica, fervorosa e atuante. Cresceu na Cidade Patriarca – bairro da periférica Zona Leste – e era lá que cabulava o catecismo, ouvia muito gótico e punk rock, brincava de bicicross e explorava o nascimento do skate (o que faz até hoje!) pelas ruas do bairro.

Seu primeiro trabalho aconteceu aos 12 anos vendendo geladinhos naturais que preparava com a mãe, na feira perto de casa. Dos 14 aos 16 anos, trabalhou em oficina de costura como auxiliar de serviços gerais: carregando tecidos, costurando calças em máquinas industriais e ajudando nas entregas no bairro do Brás. Aos 16 conseguiu emprego como office boy. Andar pelas ruas de SP nesse trabalho, permitiu ao Deni muitas descobertas: conheceu o movimento anarcopunk do centro e também o movimento Hare Krishna juntamente com o templo da avenida Angélica – seu primeiro contato real com o Hinduísmo. Nessa mesma época, tornou-se voluntário no projeto do padre Julio Lanceloti com pessoas em situação de rua e até tentava levá-los para sua casa, coisa que fazia sua mãe enlouquecer!

No ensino médio, em escola distante do bairro, reprovou três vezes o primeiro colegial como resultado da fase anárquica e das greves constantes da escola pública paulista. Após longos seis anos de ensino médio, inscreveu-se no vestibular para Educação Física em Guarulhos (UNIMESP-FIG), meio por acaso, ao levar uma namorada para fazer a inscrição. Passou na prova! Cursou e concluiu a graduação e, logo na sequência, por influência de outra namorada, ingressou para o mestrado em Anatomia do Departamento de Morfologia da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP.

O início do Deni no Yoga

Durante a época do mestrado, já com outra namorada, foi convidado a participar de uma aula de Yoga do método De Rose e encantou-se pela prática e filosofia. Decidiu então tornar-se professor também!

Durante os quatro anos do curso de formação em yoga concomitante ao curso de mestrado, tornou-se docente de anatomia no Centro Universitário São Camilo e começou a ministrar práticas de Yoga em diversas academias e espaços de yoga em São Paulo.

Concluindo ambos os cursos, deixou as aulas e vendeu o carro… comprou mais de 30 livros e shastras de yoga – a maioria shivaista e muitos não recomendados pelo método do prof. De Rose. Passou um ano perambulando a pé e de carona pelo Brasil num ano sabático, dedicando-se a prática pessoal, visitando escolas e centros de yoga para experimentar outros métodos e linhas e mergulhar todo o tempo possível na disciplina yogi.

Mooji – o mestre e suas influências

Após um ano de viagem, voltou ao estado de São Paulo e foi morar no litoral norte, na cidade de Ubatuba. Lá, abriu o Yoga Expansão – espaço para aulas de yoga, bhajans, grupos de meditação e cursos. Em 2002 criou o curso de Formação em Yoga com Deni Galdeano (Curso que foi registrado na Aliança do Yoga) e em 2006 teve a honra e sorte de receber Mooji durante sua primeira visita ao Brasil. Ali, naquele sat sang, a frase ‘Quando o discípulo está pronto o Mestre aparece’ fez sentido e a partir daquele encontro, tudo aquilo que ele havia estudado e praticado durante o curso e a viagem tornou-se vivenciado e o yoga então, aconteceu. Aquilo que era livro, filosofia, aulas e teoria tornou-se realização pessoal.

Naquele momento, a percepção de “quem realmente somos” tornou-se para Deni uma experiência direta e consolidada permitindo que ele passasse a honrar o yoga de acordo com sua própria realização pessoal.

Depois de 6 anos, encerrou as atividades do Yoga Expansão e juntamente com sua outra namorada, transferiu todas as atividades, aulas, vivências e cursos para o Satya Espaço de Yoga, ainda em Ubatuba, onde pela segunda vez recebeu Mooji em casa e para o Segundo Sat Sang com Mooji no Brasil (contato direto que mantêm até hoje com a Sangha e com o próprio Mooji Baba).

A vida acadêmica

Foi na época do Satya que conheceu as práticas de Iyengar Yoga e conseguiu introduzir seu curso de Formação em Yoga como extensão universitária na Universidade de Taubaté, após ser aprovado em concurso para docente de Anatomia, Fisiologia e Biologia nessa Universidade (O curso de Formação em Yoga na UNITAU acontece até hoje e está na sua XI Turma).

Após o Satya, idealizou o projeto ‘SOMA – Núcleo de Estudos da Saúde e do Ser’ para oferecer cursos de yoga como via para qualidade de vida e principalmente para autoconhecimento e, retornou a São Paulo.

De volta à cidade grande, além das aulas particulares de yoga, iniciou aulas regulares no Espaço Mahal, cursos de Formação em Yoga através da UNITAU e do SOMA, aulas de anatomia do yoga em cursos de formação de yoga de diversos professores e linhas e criou o curso de extensão universitária ‘Anatomia Aplicada ao Yoga com Deni Galdeano’ na UNIFESP – EPM.

Em 2014, transferiu o curso de Anatomia para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSantaCasaSP) após passar no concurso para docente de Anatomia, Histologia e Embriologia no Departamento de Morfologia dessa renomada Instituição.

Onde podemos encontrá-lo?

Hoje em dia, o professor pode ser encontrado na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo onde, além da docência na Morfologia e doutorado no Departamento de Fisiologia, oferece os cursos de ‘Anatomia Aplicada ao Yoga I e II’ , desenvolve o ‘Projeto MeditaSanta’ com sessões abertas de meditação para funcionários e alunos da faculdade e do hospital e o ‘Projeto Yoga para estudantes de Medicina e funcionários do hospital’ com aulas regulares de Yoga ([email protected]).

Na Universidade de Taubaté (UNITAU), oferece ainda o curso de Aperfeiçoamento e Formação de Instrutores de Yoga que é extensão universitária e está na XI Turma ([email protected]/ 12.3625.4210).

Também coordena as atividades do GURUKULA, Instituto de Yoga, na Vila Mariana, São Paulo, onde oferece o curso de Formação e Aprimoramento em Yoga, Aulas avançadas para Instrutores de diversas linhas, aulas regulares e diversos cursos do universo yogi.

Você pode conferir mais em: www.denigaldeano.com

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?