Fotos de Fernando Carrilho em Icaraí, Niterói
Pode até não parecer, mas o Yoga e o surf são atividade complementares. Os benefícios tanto corporais, quanto mentais que o Yoga pode trazer para o seu surf são imensuráveis. Então, para você sentir esse gostinho, vou te dar algumas dicas para você aplicar no seu dia a dia junto com surf.
Os principais benefícios físicos para surfistas que praticam Yoga são o aumento da flexibilidade, da força, da consciência corporal e da concentração. Isso traz ao surfista a capacidade de superar seus limites com consciência e uma clareza mental que o deixa mais confortável em situações extremas, realmente doloridas e exigentes.
O sal purifica a alma e o corpo por ter efeitos laxantes quando ingerido, a falta de ar embaixo d’agua limpa os pulmões e purifica o sangue quando o ar fresco é respirado. Quando o surfista encontra o Yoga, conhece paciência, concentração, elasticidade, maior conexão não apenas com a natureza externa, mas seu Eu interior.
A seguir, te mostrarei três asanas (posturas), que você pode aplicar em seu dia a dia e sentir o gostinho desses benefícios que a Yoga traz a seu surf.
HALASANA
Halasana, ou postura do arado, ajuda no relaxamento e serve para acalmar os nervos. Ao todo os benefícios são o alongamento da coluna, melhora na irrigação do sangue no cérebro, massagem nas vísceras abdominais estimulando os rins e intestino, além de eliminar o stress.
Como fazer:
- Deite de barriga para cima e eleve as pernas e quadril para trás da cabeça, tentando tocar o chão com os pés. Segure as costas com as mãos caso seja necessário.
- Após se firmar na posição alongue os braços em direção oposta a das pernas (caso você consiga tocar o chão com os dedos dos pés).
- Se mantenha nessa posição inicialmente por trinta segundos.
- Lembre-se de não olhar para os lados e manter a curva do pescoço enquanto estiver na postura.
PRASARITA PADOTTANASANA
Prasarita Padottanasana, ou postura de alongamento intenso com os pés afastados, trabalha e alonga as pernas, além de fortalecer a nossa espinha dorsal e ajudar no combate de enxaquecas, cansaço e baixo ânimo e melhorar nossa circulação sanguínea.
Como fazer:
- Comece na postura da montanha, em pé e ereto com os braços descansados ao lado do corpo.
- Respirando normalmente, dê um passo para lateral para abrir as suas pernas em pouco mais de um metro.
- Inspirando, levante os braços acima de sua cabeça.
- Expirando, incline-se para frente com as costas retas, utilizando somente o quadril e olhando para frente.
- Inspire e respire uma vez mais, abaixe ainda mais a sua cabeça, relaxando bem o seu pescoço.
- Coloque as palmas das suas mãos no chão e respire profundamente.
- Se possível segure os dedões do pé e abra os cotovelos.
- Mantenha-se nesta posição por mais ou menos trinta segundos e volte a posição original com calma e leveza.
PURVOTTANASANA
Purvottanasana, ou a postura de alongamento anterior voltado para o nascente, fortalece punhos, braços e pernas, aumenta a flexibilidade dos ombros, alonga intensamente toda a região anterior do corpo, aumenta a vitalidade, ao abrir o peito, melhora a qualidade da respiração.
Como fazer:
- Comece o seu asana, sentado em posição mantendo a coluna e as pernas retas.
- Coloque as mãos no chão ao lado do seu corpo e ligeiramente atrás de seus quadris. Os dedos devem apontar para frente na direção a seus pés.
- Dobre os joelhos de forma que a sola de seus pés fique no chão.
- Deixe os pés na largura dos quadris.
- Pressione as palmas das mãos firmemente contra o chão.
- Levante os quadris até que seu corpo formar uma linha reta.
- Sua coluna e as coxas devem ser aproximadamente paralelas ao chão.
- Mantendo os quadris imóveis, tente endireitar as pernas.
- Tente levantar os quadris um pouco mais. Lembre-se: não esticar seu corpo além de sua capacidade.
- Permaneça firme nesta posição por 30 segundos e solte.
Pratique esses 3 asanas e você já poderá sentir no seu dia a dia e no seu surf alguns benefícios.
Atenção: Estas dicas não substituem um professor de Yoga. São disponibilizadas apenas para que o praticante possa aprimorar sua técnica e sua prática pessoal. No início, a prática sob a supervisão cuidadosa de um instrutor preparado e competente é essencial para o sucesso na prática, bem como para evitar lesões.
Boa prática.
Marketing por formação, Terapias Holísticas por amor. Estou sempre em busca de novos conhecimentos. Me aprofundo e estudo cada vez mais sobre esse Universo maravilhoso de infinitas possibilidades que são as Terapias Integrativas. HARI OM.