Como tomar decisões com confiança

Por yogui Jivan Vismay*

Decisão significa confiança.

Mas por quê, na prática, decidimos algo e seguimos duvidando? Por que não confiamos na decisão que tomamos? Uma hora estamos convencidos e, em seguida, já não estamos mais convencidos do que nós mesmos decidimos.

O mundo está cheio de opções. Queremos um monte de coisas ao mesmo tempo, e isso dificulta o processo de decisão.

Enquanto não temos claro o que queremos, as opções se multiplicam. A mente salta de um lado a outro em questão de segundos, alimentada por hipóteses, suposições, projeções, fantasias. Uma vez temos esclarecido para nós mesmos nossa necessidade, as opções são filtradas naturalmente, e as dúvidas dão lugar a um estado de convencimento e segurança.

As opções existem quando ignoramos o que queremos. Projetamos um montão de histórias, resultados mirabolantes, sem perceber que quando realmente sabemos o que queremos, focamos e tomamos a decisão correta.

Quando sabemos que uma decisão está correta?

Uma decisão está correta quando não sobram mais opções. Quando sabemos o que buscamos, as opções que não se encaixam deixam de existir. A questão é que nem sempre nos dedicamos a esclarecer o que estamos buscando. Saber por quê e para que fazemos, e os benefícios de cada ação, isso ajuda a chegar na decisão correta.

Como é o processo de esclarecimento para si mesmo?

Para esclarecer o que queremos e sermos capazes de decidir com totalidade, é preciso romper a letargia (em ayurveda chamamos “kapha”). Através de diferentes técnicas é possível trabalhar para aumentar a sensibilidade dos 5 sentidos e poder identificar o que nos falta e o que nos faz feliz em cada circunstância.

Na medida em que a sensibilidade aumenta, a capacidade de decisão também aumenta na mesma proporção. A sensibilidade é um filtro natural que elimina várias opções criadas por nossos apegos, possessividade e letargia.

É como se você se deparasse com um problema de saúde e, sem saber o que você tem, vai à farmácia comprar um remédio. Com um diagnóstico correto (ter clara a sua necessidade), você chega no balcão e pede o remédio correto para solucionar o seu problema. Sem o diagnóstico em mãos, você terá centenas de opções, corre o risco de não solucionar o problema, ou ainda piorá-lo…

Shri Vivek Yoga é uma ciência que considera várias dimensões ao mesmo tempo, para aumentar a sensibilidade. As técnicas que utiliza, quando coordenadas entre si, ajudam a identificar a causa da falta, que pode ser:

· Físicas

· Mentais ou emocionais

· Materiais

Trabalhando nas 3 dimensões, aumentamos nossa energia. Desenvolvendo o intelecto (Vivek) somos capazes de conduzir a energia gerada em decisões confiáveis. Saber coordenar as técnicas nas três dimensões gera um estado de “união” entre o que eu sinto, o que eu comunico, o que eu faço. Aplicar isso na vida, é Shri Vivek Yoga.

*Yogui Jivan Vismay, nascido uma família tradicional yóguica, é Mestre de Shri Vivek Yoga Integral (Meditação, Ayurveda, Reiki, Kundalini, Tantra, Vastu). É membro do Nirkpesha Sannyas Ashram (Índia) e Embaixador da Sabedoria Yóguica na Espanha, onde dirige o Centro Shri Vivek Yoga (www.shrivivekyoga.org). Introduziu a terapia kármica de Renovação da Memória Celular no ocidente. Criador do Programa Psychic Stress Management, é licenciado en Matemática e Física e pós-graduado em Direção de Empresas. No Brasil, é colaborador do Espaço Shri Vivek Yoga & Ayurveda, onde dirige o Curso de Coach de Yoga como convidado internacional.

Em setembro inicia mais uma turma do curso de Formação em Coach de Yoga, é um presente maravilhoso para você dar a si mesma. Aqui você encontra todas as informações: https://yogashrivivekbrasil.wordpress.com/curso-de-formacao/coach-de-shri-vivek-yoga/

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?